Pontos deVistas

Para ser insubstituível, tem de ser diferente.

(un)Welcome to Europe Anterior Seguinte

(un)Welcome to Europe

       Anterior Seguinte       

#Object  #duplaR&R

Xenofobia, não é mais que uma variante do racismo.
Medo ou aversão a pessoas oriundas de outros países e normalmente com culturas diferentes da nossa.
Continuamos a olhar só para o nosso umbigo e para as nossas "coisinhas" que tanto conforto e segurança nos trazem e quanto mais nos esquecermos das desgraças dos outros, tanto melhor para a nossa consciência...
É impossível não falarmos dos refugiados que fugiram e fogem dos seus países para escapar às atrocidades da guerra e ao caos que se instalou nos seus países de origem. E nós? Como os recebemos?
Como os ajudamos?! Já ouvi tantas barbaridades sobre o assunto! Que vão lá para a terra deles, que problemas já nós temos de sobra, etc. Eu só penso numa coisa: podíamos ser nós, só não somos por uma questão de sorte, porque nascemos noutro país, mas repito, foi só por acaso!
Qual é o nosso mérito? Absolutamente nenhum. Temos que ter consciência desse acto e ajudar, porque nós, até agora pelo menos, fomos bafejados pela sorte.
Muita sorte nossa, muito azar o deles... é imperativo entender isto e estender a mão aos homens, mulheres e crianças porque independentemente das suas crenças e cultura são seres humanos, como nós. Pertencemos todos à mesma espécie, a dos Seres Humanos.

A parceria Dupla R&R neste mês de Junho, pretende ser um pouco mais interventiva. Eu dei a fotografia que fiz para o desafio do Flinpo com o tema "Xenofobia" e a Rute escreveu estas palavras de alerta, com as quais concordo plenamente e assino por baixo.
Obrigado à Rute! E por favor, façam por não serem xenófobos.

#Flinpo #Xenofobia

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3025
Publicação: 2017-06-21
Grupo: Objectos
Câmara: COOLPIX L29
Abertura: f 3.4
Distância focal: 5.3 mm
Velocidade do obturador: 1/25 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Homem pavão é o novo cliché Salva-unhas verde Tapar os buracos Tabuleiro Dolce far niente e? Momento final Somos uma teia

  Escolha da semana

In' Pression a LUZ: {vereda}
In' Pression a LUZ: {vereda}

  Comentários

Existem 12 pontos de vista. Quem será o próximo?
Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar Gravatar
01
Gravatar Steven
em 2017-06-22 03:36:47

Amen many times over!!

02
Gravatar Dida
em 2017-06-22 14:50:36

Uma imagem e ideia tão simples com um resultado "na moche".
Adorei! Fantástico o cenário e tão bem complementado na mensagem.
A ideia é mesmo essa. Isto não é nosso. Caímos aqui, poderíamos cair noutro lugar qualquer.
Se me permitem um beijo aos dois. Parabéns.

03
Gravatar Willem
em 2017-06-22 17:42:30

A beautiful photographic message, very well done in this way.

04
Gravatar Cristina Ferreira
em 2017-06-22 20:23:18

Criativa e muito bonita esta imagem.

05
Gravatar Existe Um Olhar
em 2017-06-22 22:33:22

Esta é daquelas fotos que vale mais que mil palavras, embora eu ache que as palavras da Rute sejam sempre assertivas e consensuais.
O modo como foi feita a composição fotográfica, faz-me pensar que somos todos diferentes e todos iguais. Objectivos atingidos.
Parabéns à dupla R&R. Beijinhos

06
Gravatar L Reis
em 2017-06-23 21:09:55

Pois estou a ver... tudo à molhada a dar largas ao amor inter-racial... reconheci várias raças, mas estou preocupada com aquele pequeno azulinho, que saltou borda fora... que raio de raça é aquela?
Bom... como a xenofobia é um tema sério vou parar de dizer disparates. Quanto a mim, a xenofobia é um fenómeno antigo, que está na natureza humana e que se manifesta nas mais variadas formas. Ao contrário do racismo, a xenofobia, que não aceita outras identidades culturais, é um plano mais pantanoso, onde as nossas convicções nem sempre são o que parecem. Não me considero xenófoba, mas não posso garantir que de vez em quando não tenha uns pensamentos xenófobos, principalmente quando assisto, por essa Europa fora e não só, a atos que considero criminosos. Não posso deixar de ter preconceitos sobre culturas que instigam a violência, que destroem valores que considero essenciais e inerentes ao facto de sermos seres humanos ou que defendem uma identidade onde as mulheres são tratadas como seres inferiores à luz da lei. Adoro a pluralidade cultural dentro de um mesmo país, mas acho inevitável a assimilação sociocultural, sem que necessariamente as pessoas percam as suas identidades culturais. Não gosto de ver as pessoas a viverem em condições miseráveis em países que não são os seus, porque me parece sempre que em vez de os ajudar, os estamos a trair e a duplicar a sua miséria, sem sinal dos paraísos prometidos... enfim... o melhor é mesmo calar-me, senão nunca mais me calo.
Quanto à fotografia, está uma metáfora perfeita para o tema... ou não fosse esta uma fotografia com a marca, já registada em cartório e notário, junta de freguesia e repartição de finanças, da criatividade Remus!

07
Gravatar Lis
em 2017-06-23 23:14:02

Um assunto atual e de sentimentos vários.
Duvido que haja alguém que nunca tenha tido pensamentos estranhos, em relaçao a essa invasão indiscriminada dos ultimos tempos. Principalmente, em tempos de terror à solta e quase sempre. O texto é correto e temos que atingi-lo_ acolher quem nos pede abrigo _o Mundo é de todos independente de cada pedacinho do territorio.
Enfim, a foto também sugere a diversificação e aceitação.
Gosto disso!

08
Gravatar Ana Lúcia
em 2017-06-24 11:06:15

A fotografia é espetacular!!! Que criatividade.
As pessoas têm medo, daí a xenobia ser a saída mais simples.

09
Gravatar Rute Saraiva
em 2017-06-26 03:27:56

Que honra ser a escolha da semana... muito obrigada pela distinção :)
Esta tua fotografia foi feita com muita imaginação e de facto, fala por si... o tema é actual, é de hoje e tem pano para mangas. Tentei escolher só uma perspectiva para escrever, mas é um tema complicado. O nosso amigo Remus é assim. só me dá trabalhos difíceis... obrigada a todos os que tiveram paciência para ler um texto grande e obrigada Remus por me lançares estes desafios que sabes que eu tanto gosto
1 beijo

10
Gravatar Roadrunner
em 2017-07-01 19:41:03

Há muita gente que ainda não entende que a Terra é redonda, quanto mais isso.

11
Gravatar Alex
em 2017-07-04 15:53:53

imagem espetacular... muito documental

12
Gravatar Remus
em 2017-07-20 21:21:09

Muito obrigado a todos pelas vossas palavras e mais uma vez obrigado à Rute pelo texto.

Steven and Willem: Thank you.