Pontos deVistas

Tu nasceste como um original. Não morras como uma cópia.

Bitola Ibérica Anterior Seguinte

Bitola Ibérica

       Anterior Seguinte       

#Graphic

Portugal e Espanha têm uma bitola (distância entre carris) diferente do resto da Europa.
Em Portugal e Espanha os comboios circulam em linhas cujos carris distam 1668 milímetros, que é chamada de bitola ibérica, enquanto na maioria dos países europeus o fazem em carris separados por 1435 milímetros, chamada de bitola europeia ou bitola padrão. Ou seja, são 23 centímetros de diferença. Isto significa que as carruagens de comboio que circulam nas nossas linhas, são ligeiramente mais largas que as carruagens que circulam fora da península Ibérica. Tendencialmente serão 23 centímetros mais espaçosas.

Mas porquê esta diferença de medidas?
Existe a lenda de que Espanha optou por uma bitola diferente do resto da Europa, para dificultar eventuais invasões francesesas. Mas é invenção. Ou como diz o "querido" pato Donald Trump, é uma "Fake news". A verdade é que os engenheiros espanhóis acreditavam que locomotivas a vapor com fornalhas mais largas teriam mais potência para vencer as rampas das montanhas, o que implicou alargar a distância entre carris. Mas essa era uma teoria que se provou ao longo dos anos ser irrelevante.
Em relação a Portugal, como só tem Espanha como vizinho, poderia optar por ficar isolado e perder a ligação ferroviária a Espanha ou também usava a mesma bitola que em Espanha. Escolheram usar a mesma bitola que Espanha. O que na altura, até obrigou Portugal a mudar o que já tinha sido construído.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3325
Publicação: 2018-07-22
Grupo: Grafismos
Câmara: KODAK DX6490
Abertura: f 4
Distância focal: 6.3 mm
Velocidade do obturador: 1/750 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Quer quer Palitar Happy hour Pedra que nasceu para a casa Tangencial & Centrípeta Que a espera não seja longa Em tempo de jogo... Quem anda, também cai

  Escolha da semana

In' Pression a LUZ: {fotogenia}
In' Pression a LUZ: {fotogenia}

  Comentários

Existem 2 pontos de vista. Quem será o próximo?
Gravatar Gravatar
01
Gravatar Elisa Fardilha
em 2018-07-22 08:33:04

Gostei da informação que legenda a original foto.

Beijinhos.

02
Gravatar JoÃo MenÉres
em 2018-07-22 08:55:27

Qualidade em dose dupla : imagem e texto.