Pontos deVistas

O ser humano que não comete erros geralmente não faz nada.

Delicioso sabor Anterior Seguinte

Delicioso sabor

       Anterior Seguinte       

#Edible

Carregadinha de cachos de bolinhas amarelas, muito pequenas, a nespereira oferecia-se às mãos de quem tivesse a coragem de subir tão alto para as colher. No entanto, à mão de semear, alguns ramos descaídos, ao dependuro, faziam crescer água na boca. Lá as fui tirando e comendo, muito doces e saborosas, enquanto um chincharravelho, cantando uns metros acima da minha cabeça, as ia depenicando com ar desafiador. Provavelmente estaria a conversar comigo, dizendo que é triste não saber trepar nem cantar. Entretanto, saciado e cansado do monólogo, foi à vida dele.

Lembrei-me, então, de uma conversa com o meu marido sobre nêsperas e magnórios. Para ele eram frutos diferentes e provou-me que assim era. Era minhoto, e um dia levou-me a um mercado na sua terra, onde tive a oportunidade de ver os dois frutos. Julgo serem da mesma família, mas diferentes no aspecto e sabor. A nêspera é um fruto pequeno, muito maduro, acastanhado, com sabor a maçã, nascido da nespereira da Europa. O magnório é este fruto amarelo, doce, com cinco sementes castanhas e lustrosas lá dentro, a que vulgarmente chamamos nêspera, e é filho da nespereira do Japão. Nunca mais vi os primeiros à venda, as ditas nêsperas, em parte alguma. Parece que a árvore vive agora solitária ou serve de adorno em jardins.

Magnórios ou nêsperas pouco interessa. O que conta é o delicioso sabor com que adoçaram, a mim e a toda a passarada rabaceira que por ali anda, esta bela tarde de Primavera musicada pelo sussurro nostálgico do vento na copa das árvores.

Excerto do texto «Nêsperas e magnórios» de Eva Cruz.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4954
Publicação: 2024-02-06
Grupo: Comestíveis
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 4.8
Distância focal: 60 mm (35mm equiv.: 90 mm)
Velocidade do obturador: 1/80 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Associado à temporada Espírito natalício Consumir ao natural Os juízes Eu vou dançar Fibra natural Se viesse Devem ser para aí...

  Escolha da semana

Sayami.de - Feuchte Halme
Sayami.de - Feuchte Halme

  Comentários

Existem 6 pontos de vista. Quem será o próximo?
PSWAMR
01
P
Prakash
em 2024-02-06 12:13:13

Very interesting blog. Thanks a lot for sharing such a good source with all, i appreciate your efforts taken for the same. digital marketing company in bangalore

02
S
Steven
em 2024-02-06 14:57:16

Who knew that they could be so delicious? That bowl would be emptied quickly if left in front of me. :-)

03
W
Willem
em 2024-02-06 18:17:34

A nicely framed photo, I like your focusing work.

04
A
Ana Lúcia
em 2024-02-06 21:52:07

Nêsperas... recordações de infância, essas para mim ainda não estão ponto, gosto de las bem docinhas quando a casca começar a ficar mais para o amarelo torrado.
Também quero!!!!

05
M
Manu
em 2024-02-06 22:04:59

Que belo prato de nêsperas, fiquei a salivar :P
Não é uma fruta que compre, porque acho que tem um caroço enorme e pouco que se coma :)

06
R
Roadrunner
em 2024-02-13 16:23:57

Um dos meus frutos preferidos, mas gosto delas mais para o amargo.