Pontos deVistas

Sem chuva não há flores.

Mito da Fénix Anterior Seguinte

Mito da Fénix

       Anterior Seguinte       

#Fauna

O mito da Fénix que quando morria entrava em auto-combustão e, passado algum tempo, ressurgia das próprias cinzas, pode muito bem ter origem no Flamingo.

O lago Natran, na Tanzânia, um lago de cor vermelha a fazer lembrar a lava, não é exatamente o lugar mais agradável para a fauna, pelo alto nível de alcalinidade e temperatura da água que atinge os 60 graus centígrados. Um mergulho naquelas águas e podemos ficar cozidos e transformados em estátuas calcificadas.
Contudo os flamingos prosperam por lá. A sua principal dieta é à base de cianobactérias como a espirulina, que crescem em lugares com alta alcalinidade. Com a falta de predadores, os flamingos prosperaram.

Sobre estas águas cobertas de soda o Flamingo constrói pequenos ninhos de lama cáustica. As crias nascem – na grande maioria só uma por ninho – cobertas de pó cinzento. Daí a associação ao “renascer das cinzas”, que terá sido visto por alguém que deu início à narrativa da Fénix.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4517
Publicação: 2022-08-15
Grupo: Fauna
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 5.6
Distância focal: 170 mm
Velocidade do obturador: 1/400 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Roda da fortuna Onde passar o Inverno? Onda ou partícula? Quadrangular Fecho Todos estamos sozinhos Inalação fatal A flor amarela

  Escolha da semana

To whom it may concern: Buizerd, Buteo buteo
To whom it may concern: Buizerd, Buteo buteo

  Comentários

Ainda não existem comentários.
Seja o primeiro a dizer algo.