Em japonês 数字は独身に限る (“sūji wa dokushin ni kagiru”), significa “os número devem permanecer únicos” e foi a expressão que serviu para criar o acrónimo "sudoku".
Mas apesar do nome, este quebra-cabeça matemático não foi criado num país do oriente. A invenção é creditada ao matemático suíço Leonhard Euler. No século XVIII, ele criou o que chamou de “quadrados latinos”, um jogo em que os algarismos devem aparecer apenas uma vez em cada linha e em cada coluna.
Mas na década 70 do século passado, nos EUA, começaram a aparecer publicações do jogo em revistas especializadas em desafios e quebra-cabeças; e o seu nome original era "Number Place" - nome pelo qual continua a ser conhecido nos Estados Unidos. Mais tarde em 1984, a maior empresa japonesa de quebra-cabeças, Nikoli, descobriu o jogo, levou-o para o Japão e aprimorou-o. Registou o nome Sudoku, e o jogo rapidamente tornou-se num grande sucesso no Japão, onde os jogos numéricos são bastante mais populares do que os jogos de vocabulário (como as palavras cruzadas) devido à dificuldade do seu alfabeto.
Como última curiosidade, o número de Sudokus possíveis de realizar é de 6.670.903.752.021.072.936.960, coisa pouca, portanto. :-P
Partilhe
Informação técnica
Fotografia N.º: 4443 Publicação:2022-05-15 Grupo:Preto e Branco Câmara:NIKON D90 Abertura: f 6.3 Distância focal: 170 mm Velocidade do obturador: 1/60 sec Flash: Não Disparado
Mais fotografias
多麼可怕 :) que horror! (É o que diz a frase em cima; mandarim puro via Google tradutor). Resolvi imitar a Manu. Odeio esse jogo... mas nunca o joguei ;) Já a tua fotografia está fabulosa!!!