Pontos deVistas

? Tem ? gente ? falsa ? por ? todo ? lado

Avizinhar-se do silêncio Anterior Seguinte

Avizinhar-se do silêncio

       Anterior Seguinte       

#filmphoto  #General

Creio que é absolutamente urgente revisitarmos com outro apreço os territórios dos nossos silêncios e fazermos deles lugares de troca, de diálogos, de encontros. O silêncio é um instrumento de construção, é uma lente, uma alavanca. As nossas sociedades investem tanto na construção de competências na ordem da palavra (e pensemos como a escolarização está ao serviço da capacitação dos indivíduos em ordem a um funcionamento eficaz com a palavra) e tão pouco nas competências que operam com o silêncio! Somos analfabetos do silêncio e esse é um dos motivos por que não encontramos paz. O silêncio é um traço de união mais frequente do que se imagina, e mais fecundo do que se julga. O silêncio tem tudo para se tornar um saber partilhado sobre o essencial. Mas para isso precisamos de uma iniciação ao silêncio, que é o mesmo que dizer uma iniciação à arte de escutar.
Numa cultura de avalanche como a nossa, a verdadeira escuta só pode configurar-se como uma re-signifícação do silêncio, um recuo crítico perante o frenesim das palavras e das mensagens que a todo o minuto pretendem aprisionar-nos. A arte da escuta é, por isso, um exercício necessário de resistência.

Texto «Avizinhar-se do Silêncio» de José Tolentino Mendonça, in "O Pequeno Caminho das Grandes Perguntas".

Fotografia tirada pela máquina analógica Pentax P30 e com um rolo Fujifilm Superia - ISO 200, expirado em Novembro de 2013 (4 anos e 7 meses antes da fotografia ter sido tirada).
Distância focal: 50mm

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3903
Publicação: 2020-07-05
Grupo: Geral
Câmara: Pentax P30
Abertura:
Distância focal:
Velocidade do obturador:
Flash:

  Mais fotografias

Suspensa Banha Mértola Alimento & compostos Se abate como espuma Este chão que piso Higiene matinal Folhas tremiam Água sólida

  Escolha da semana

To whom it may concern: Bij, Antophila
To whom it may concern: Bij, Antophila

  Comentários

Existe 1 ponto de vista. Quem será o próximo?
J
01
J
Janita
em 2020-07-05 20:53:17

Não me considero uma analfabeta do silêncio.
A maior parte das conversas que tenho, actualmente, são feitas em silêncio. Quantas vezes, noite fora, me encontro comigo mesma e tento entender o porquê de tanta ausência em mim.

Quanto à quietude que se sente e quase se respira, na fotografia, quando a vi, só me veio à ideia de como seria bom que o trajecto que uso para as minhas caminhadas, fosse assim como esse caminho.