Pontos deVistas

A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Nabão Anterior Seguinte

Nabão

       Anterior Seguinte       

  Paisagens Landscapes    Nikon D90  

O rio Nabão é um afluente do rio Zêzere, que nasce em Ansião (entre as serras de Sicó e da Lousã) e a ele junta-se, a cerca de dez quilómetros de Tomar, a nascente do Agroal. O Rio Nabão desagua na margem direita do Rio Zêzere, depois de um percurso de 66 Km.

Mas de onde vem o nome "Nabão"?
O homem primitivo concebeu inúmeras divindades para explicar vários fenómenos da natureza. Nábia foi uma das divindades mais veneradas na faixa ocidental da Península Ibérica, a área que actualmente corresponde a Portugal e à Galiza, durante o período que antecedeu à ocupação romana.
Na mitologia céltica, Nábia, era a deusa dos rios e da água, tendo em sua honra o seu nome sido atribuído a diversos rios como o Navia, na Galiza e o Neiva e o Nabão em Portugal.

Qualquer semelhança entre esta fotografia e a Rio Nabão I do meritíssimo ilustríssimo Questiuncas, foi pura coincidência do destino e da vontade de copiar.
:-P

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3668

Publicação: 2019-10-09

Grupo: Paisagens #Landscape

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 8

 Distância focal: 40 mm (35mm equiv.: 60 mm)

 Velocidade do obturador: 1/250 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Sou uma gota no teu oceano Entre o fazer e o tirar Conceito de beleza Kámasos «Athene Noctua» Fu(n)dida Liana tropical Ante a paisagem Megane Origem do entendimento Somos a grande ilha do silêncio Temos as paisagens da nossa infância Guindastes Controlador Riscas A, B1, B2, C, ... Ela foi encontrada Magoa-me a saudade Cada rocha é uma eterna sepultura Curva do rio

  Escolha da semana

Sayami.de - Die Zeit am Bergfluss
Sayami.de - Die Zeit am Bergfluss

  Comentários

Existem 6 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
M
Manu
em 2019-10-09 12:30

Esta é uma zona é muito bonita e a foto ficou muito boa. Inspira calma!

02
A
Ana Lúcia
em 2019-10-09 14:47

Penso que talvez o pb fosse uma boa escolha, valorizaria a placa e daria menos importância ao fundo que já está desfocado, mas como ainda tem cor ainda chama a atenção.

03
L
Lis
em 2019-10-09 16:49

Amo rios e suas margens verdes_ nota-se que também aí elas existem, apesar da cidade circundando. Deve ser inspirador morar próximo ao Nabão cheio de histórias e divindades rs
Num dia mais ensolarado, certamente a foto resultaria mais nítida, no entanto dá perfeitamente pra sentir a beleza do lugar.

04
W
Willem
em 2019-10-09 19:55

A nice chosen composition and depth of field result.

05
R
Remus
em 2019-11-12 21:07

Obrigado aos três falantes da língua portuguesa que deixaram comentários: Manu, Ana Lúcia e Lis.

Thank you Willem.

06
A
Alex
em 2019-11-12 22:56

bonito local... e bonita cidade