Pontos deVistas

A melhor lente de uma câmara é o nosso olhar.

Alicerces da história Anterior Seguinte

Alicerces da história

       Anterior Seguinte       

  Comestíveis Edibles    Nikon D90  

O consumo de cereais está profundamente ligado à origem da civilização humana. Não foi apenas uma mudança alimentar, foi uma revolução cultural, económica e social.

Durante dezenas de milhares de anos, os humanos foram caçadores-recoletores. A mudança começou no período Neolítico, há cerca de dez mil anos, quando certos grupos passaram a domesticar plantas e animais.

A domesticação dos cereais levou à chamada Revolução Agrícola, que tornou possível o sedentarismo, permitiu armazenar excedentes alimentares e levou à criação de outros tipos de trabalho, uma vez que nem todos precisavam de produzir comida, podiam dedicar-se a outras actividades.
Foi a base para o crescimento populacional.

Mas isso também originou muitos problemas.
Foram criadas estruturas sociais complexas (hierarquias, especializações, leis).
Surgiram os conceitos de propriedade privada, impostos, trocas comerciais e com isso, surgiram conflitos por recursos.
A dieta tornou-se mais regular, mas menos variada.
A saúde piorou em muitos casos: há registos arqueológicos de mais cáries e de défices nutricionais nas primeiras sociedades agrícolas.

O consumo de cereais não mudou apenas a alimentação humana, mudou o próprio modo de vida, e deu origem às diversas civilizações. Os cereais são literalmente um alicerce da história humana.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5351

Publicado em: 2025-05-30

Grupo: Comestíveis #Edible

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5

 Distância focal: 70 mm (35mm equiv.: 105 mm)

 Velocidade do obturador: 1/15 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Num só clique podemos criar uma memória Horizontal, vertical e diagonal Ameaça «Threskiornis Aethiopicus» As leis Hora do jantar Quem o mar gaba O Ninja dos Xicolates 3x3x3 em 3,13 Dicogamia Diferente dos outros Não destruir Fruto deiscente Apesar de tudo, ainda em pé Alucinado Fachada da Maria Já são doces Não aquece, mas guia VTS de Algés Dança geométrica

  Escolha da semana

Retained-Images: Vendor
Retained-Images: Vendor

  Comentários

Existem 10 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2025-05-30 17:32

Very nice sharpness gradient in this beautifully exposed photo.

02
M
Mvdfotokraam
em 2025-05-30 18:09

These look like chicken nuggets. ??
They certainly look tempting.

03
S
Steven
em 2025-05-30 19:29

An eye-catching edible centipede! What interesting background information you've shared with us. I need to stop being so sedentary and get outside and hunt. :-) Have a great weekend!

04
M
Manu
em 2025-05-30 20:02

Agora fiquei com apetite.
Gradualmente os biscoitos aparecem.
Boa exposição e uma bela luz!

05
H
Harry
em 2025-05-31 02:57

tasty looking bread and the history of the origin civilization in 3 paragraphs

06
A
Ana Lúcia
em 2025-05-31 07:37

Estes pães combinam muito bem com queijo amanteigado do Rabaçal! :)
Hum, belo pequeno almoço. :P

07
E
Elisa Fardilha
em 2025-05-31 09:52

Belíssima e singela fotografia.
As tostas estão apelativas.

Beijinho e óptimo fim de semana, Remus.
☀️☕😘

08
E
Elisa Fardilha
em 2025-05-31 09:58

Queria apagar os emojis (sol e caneca) que saltaram para o comentário, talvez por verem as tostas, mas não consigo.
Desculpa, Remus! 😆

09
R
Roadrunner
em 2025-06-08 18:02

O princípio do colesterol e da glicemia... 😁

10
R
Remus
em 2025-06-16 19:59

Agradeço a todos as vossas palavras e visitas.

Willem, Steven and Harry: I appreciate your comments.
Mvdfotokraam: That's not chicken nuggets. It's a type of toasted bread. The English term will probably be: rusk.
Ana Lúcia: Não conheço esse queijo. Tenho que experimentar essa tua recomendação. :-P
Roadrunner: Faz parte. Nem toda a gente pode ser saudável. E além disso, existem muitos tipos de queijo para experimentar e comer. :-D :-P