Pontos deVistas

Muitas amêndoas e chocolates para todos, com votos de Páscoa feliz.

Produto nobre Anterior Seguinte

Produto nobre

       Anterior Seguinte       

  Objectos Objects    Nikon D90  

Proteger-nos individualmente da chuva demorou a ser um assunto a ter em conta pela humanidade. Diante de uma tempestade, corria-se para casa ou para um abrigo, colocava-se um chapéu que se poderia ser improvisado com uma folha ou peça de roupa, ou simplesmente assumia-se a chuva e era uma forma de já ficar com o banho tomado.
Já o sol... isso era outra coisa.

Há 4000 anos, algo parecido com o guarda-chuva actual, feito de madeira, bambu e tecido, era usado por nobres chineses e os protegia contra a luz solar. Evitar o sol era importante por causa da valorização da pele clara na cultura chinesa (o bronzeado era visto como resultado do trabalho degradante).
Mas não se sabe se a ideia surgiu na China ou se foi importada para a China. O que se sabe é que por volta de 2000 a.C. o guarda-sol já existia entre outros povos, como os egípcios e os assírios. Se a ideia surgiu na região quente da Mesopotâmia e mais tarde foi para o Oriente, ou se foi ao contrário, isso ainda ninguém sabe dizer.

E também não se sabe, quando é que o guarda-sol virou a ser guarda-chuva, mas é provável que tenha sido no fim do século XVI, quando ele ficou popular no Ocidente. Com o clima frio e chuvoso do norte da Europa, foi adaptado à realidade local. No século XVII, feito de seda e impermeabilizado com cera, já era visto, principalmente com mulheres da classe alta, o que mais uma vez indicava a ideia de ser um objecto de luxo e da nobreza.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4884

Publicação: 2023-11-13

Grupo: Objectos #Object

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 9

 Distância focal: 62 mm (35mm equiv.: 93 mm)

 Velocidade do obturador: 1/60 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Fortificação Ideia de altos e baixos Se regressar Peixinho-da-horta Sem luz de esperança Próxima refeição Últimas moradas Bromélia Ratinha A solidão não é viver só Somos herdeiros da maresia Consumir ao natural Peludinho O que alumia Ideal para o uso geral «Abutilon Megapotamicum» Se viesse Sem falta de luz Arco de tabuleiro superior Tranganho

  Escolha da semana

To whom it may concern - Rietgors, Emberiza schoeniclus
To whom it may concern - Rietgors, Emberiza schoeniclus

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
R
Roadrunner
em 2023-11-13 14:19

Ah, bem me parecia que havia mão chinesa nisto! 😁

02
S
Steven
em 2023-11-13 14:31

I thought the umbrella was invented after hairspray was invented. :-) A beautiful, eye-catching composition with the radiating ribs.

03
W
Willem
em 2023-11-13 18:24

A fantastic and sharp detail photo of this umbrella.

04
A
Ana Lúcia
em 2023-11-13 19:15

WOW!!! Muito criativa!!!

05
J
Janita
em 2023-11-13 20:09

Este parece forte e robusto o suficiente para abrigar o Remus das intempéries. Já para o proteger do sol basta colocar o seu panamá na cabeça.

06
M
Manu
em 2023-11-13 21:17

Realmente nos países orientais que tenho visitado, é comum as senhoras andarem de chapelinho, não é como cá em que se faz o culto do bronze :P
A foto ficou um espectáculo, gostei do contraste entre o cinza e o cabo do dito :)

07
R
Remus
em 2024-01-15 19:31

Uma coisa é certa, os vossos comentários e visitas sobem sempre o meu ânimo. Obrigado!

Steven and Willem: I appreciate your comments.