A Sé Catedral do Porto é um dos maiores testemunhos medievais da cidade do Porto. Diz-se que a Catedral do Porto, à semelhança da primeira cintura de muralhas do Porto, nasceu no séc. XII, tendo sido fortemente impulsionada pelo seu primeiro bispo, D. Hugo. A construção do templo estendeu-se até ao séc. XIII, altura em que atingiu a sua atual volumetria. Contudo, o edifício sofreu várias intervenções ao longo dos tempos, sendo que foi sobretudo na época barroca que o exterior da Sé foi alvo de mais modificações.
Como curiosidade que poucas pessoas conhecem, posso dizer que é na Sé do Porto que está uma urna com os restos mortais de São Pantaleão, que foi padroeiro da cidade durante quase cinco séculos. Em 12 de Dezembro de 1499 (faz hoje exactamente 524 anos) existiu uma procissão solene, em que as relíquias do santo foram trasladadas para a Sé do Porto. O crescimento da devoção justificou que na altura o bispo tivesse promovido a alteração do padroeiro da cidade, de S. Vicente para S. Pantaleão, com a devida aprovação do Papa Alexandre VI. A festa a S. Pantaleão no Porto, manteve‐se pujante até aos finais do século XIX.
Fotografia tirada pela máquina analógica Praktica MTL 5 e com um rolo LFORD HP5 Plus (preto e branco) - ISO 400. Distância focal: 58mmInformação técnica
Fotografia N.º: 4908 Publicação:2023-12-12 Grupo:Urbanismos Câmara:Praktica MTL 5 Abertura: Distância focal: Velocidade do obturador: Flash:Mais fotografias
Interesting history behind this beautiful cathedral! Such nice to see how the cathedral remains intact centuries later with no damage to the finials, balustrades, or domes.