Pontos deVistas

O silêncio também é resposta.

Delicioso sabor Anterior Seguinte

Delicioso sabor

       Anterior Seguinte       
Carregadinha de cachos de bolinhas amarelas, muito pequenas, a nespereira oferecia-se às mãos de quem tivesse a coragem de subir tão alto para as colher. No entanto, à mão de semear, alguns ramos descaídos, ao dependuro, faziam crescer água na boca. Lá as fui tirando e comendo, muito doces e saborosas, enquanto um chincharravelho, cantando uns metros acima da minha cabeça, as ia depenicando com ar desafiador. Provavelmente estaria a conversar comigo, dizendo que é triste não saber trepar nem cantar. Entretanto, saciado e cansado do monólogo, foi à vida dele.

Lembrei-me, então, de uma conversa com o meu marido sobre nêsperas e magnórios. Para ele eram frutos diferentes e provou-me que assim era. Era minhoto, e um dia levou-me a um mercado na sua terra, onde tive a oportunidade de ver os dois frutos. Julgo serem da mesma família, mas diferentes no aspecto e sabor. A nêspera é um fruto pequeno, muito maduro, acastanhado, com sabor a maçã, nascido da nespereira da Europa. O magnório é este fruto amarelo, doce, com cinco sementes castanhas e lustrosas lá dentro, a que vulgarmente chamamos nêspera, e é filho da nespereira do Japão. Nunca mais vi os primeiros à venda, as ditas nêsperas, em parte alguma. Parece que a árvore vive agora solitária ou serve de adorno em jardins.

Magnórios ou nêsperas pouco interessa. O que conta é o delicioso sabor com que adoçaram, a mim e a toda a passarada rabaceira que por ali anda, esta bela tarde de Primavera musicada pelo sussurro nostálgico do vento na copa das árvores.

Excerto do texto «Nêsperas e magnórios» de Eva Cruz.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4954

Publicação: 2024-02-06

Grupo: Comestíveis #Edible

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4.8

 Distância focal: 60 mm (35mm equiv.: 90 mm)

 Velocidade do obturador: 1/80 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Estar com nós mesmo Arco de tabuleiro superior «Dolichotis Patagonum» Uma das mais reconhecíveis O que alumia Querias... já não há! Graça dessa luz Queres um beijinho? Pão quentinho Tranganho Consumir ao natural Vida por vida Eu vou dançar Fibra natural Casamento improvável Quisera fosse... Já foi a maior Os pneus viraram arte Água corrente Tartufice

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded - Lost
Arco-Íris Reloaded - Lost

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
P
Prakash
em 2024-02-06 12:13

Very interesting blog. Thanks a lot for sharing such a good source with all, i appreciate your efforts taken for the same. digital marketing company in bangalore

02
S
Steven
em 2024-02-06 14:57

Who knew that they could be so delicious? That bowl would be emptied quickly if left in front of me. :-)

03
W
Willem
em 2024-02-06 18:17

A nicely framed photo, I like your focusing work.

04
A
Ana Lúcia
em 2024-02-06 21:52

Nêsperas... recordações de infância, essas para mim ainda não estão ponto, gosto de las bem docinhas quando a casca começar a ficar mais para o amarelo torrado.
Também quero!!!!

05
M
Manu
em 2024-02-06 22:04

Que belo prato de nêsperas, fiquei a salivar :P
Não é uma fruta que compre, porque acho que tem um caroço enorme e pouco que se coma :)

06
R
Roadrunner
em 2024-02-13 16:23

Um dos meus frutos preferidos, mas gosto delas mais para o amargo.

07
R
Remus
em 2024-04-01 21:02

Estou grato pelos vossos comentários. Eles são sempre muito importantes.

Prakash, Steven and Willem: Many thanks.