Pontos deVistas

Não há fotografia que revele o que meus olhos possam ver.

12.º aniversário do Pontos de Vistas Anterior Seguinte

12.º aniversário do Pontos de Vistas

       Anterior Seguinte       

#Experiment

Doze anos!
Já se passaram doze anos desde que publiquei neste tasco a minha primeira fotografia e entretanto hoje publico a fotografia número 2842. Ou seja, demorei doze anos para chegar do 1 ao 2842.
Comecei numa altura em que não existiam redes sociais. Era uma altura em que se alguém queria mostrar algo na Internet, fosse fotografias ou outra coisa qualquer, tinha que ter um blogue ou algo do género. Era uma época de troca de ideias, de interacção, de palavras, fossem elas ou não de apreço. Não era uma época de cliques e de "likes".
Ao longo destes doze anos vi muitos blogues a nascer e a morrer. E cada ano que passa tenho a noção que existem menos blogues. Muitas das pessoas que tinham blogues desistiram, porque entretanto a vida delas mudou (casaram, tiveram filhos ou até morreram, sei lá...), mas outras pura e simplesmente migraram para as tais redes sociais. Perante isto, será que ainda faz sentido manter um blogue? Será que faz sentido estar a remar contra a corrente?
São perguntas que tenho-me feito ultimamente...

A todos os que continuam a vir cá e a dar um ar da vossa graça, o meu muito obrigado. Sem vocês, manter um blogue não faria o mínimo sentido.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 2842
Publicação: 2016-10-23
Grupo: Experiências
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 29
Distância focal: 35 mm
Velocidade do obturador: 13 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Povoamento Eu caibo num olho Novo amanhecer Maxi Dance Amor-perfeito 20 anos... Duas espécies Pernilongo

  Escolha da semana

Roadrunner - O Mundo Através da Lente: Alqueva, Portugal
Roadrunner - O Mundo Através da Lente: Alqueva, Portugal

  Comentários

Existem 22 pontos de vista. Quem será o próximo?
JEEMAJOCOWQSSSMOONRRCR
01
J
João Menéres
em 2016-10-23 17:12:05

Parabéns pela DÚZIA DE ANOS (= 2.842 imagens de alto gabarito).
O PONTOS DE VISTAS é de visita OBRIGATÓRIA, por isso, se puder, tem que manter o ritmo para não perdermos o "vício" salutar de aqui vir!
Hoje estava à espera de xicolates à hora do lanche!...
Ficarão para outro dia, eu sei, REMUS!

Um abraço amigo e de muita admiração pelo seu espantoso trabalho.

02
E
Elisa Fardilha
em 2016-10-23 18:14:24

Tchim! Tchim!
Hoje é dia de FESTA!

É o teu aniversário, Pontos de Vista.
A blogosfera está em Festa
Sopra as 12 velas, corta o bolo
e pede bis.
Mais um, mais um, mais um...
Parabéns, parabéns, parabéns...
Para ti, Pontos de Vista/Remus!

Nem penses em desistir. Que seria de nós, de mim sem as tuas excelentes fotos???

Um beijinho especial e um xi apertadinho, neste teu dia.

03
E
Elisa Fardilha
em 2016-10-23 18:47:27

Emendando...
Em vez de Vista é VISTAS.

Beijinhos.

04
M
Manu
em 2016-10-23 19:46:33

Parabéns, parabéns, parabéns!!!
Que venham muitos mais e não pense em desistir.
Já fiz a mesma reflexão que o Remus e vejo o decréscimo assustador dos blogues de fotografia em detrimento das redes sociais.
Já me aconteceu muitas vezes colocar fotos no face e elas terem mais likes que os comentários no meu blogue. Também já fui ver em fotos de há uns anos atrás e ter mais gente a comentar, mas não é nada que me incomode e espero que isso não lhe faça mossa, porque eu adoro vir aqui. Aprendo e vejo fotos fantásticas.
Que seria de mim sem o mestre? :)
Venham muitos mais! Vou ajudar a soprar a velas :P
PARABÉNS!!!

05
A
Alex
em 2016-10-23 19:58:20

um rufo de tambores ao PdV... :)

Parabéns... e lanço-te um desafio... nos próximos doze anos tens de publicar o dobro de fotos q publicaste nestes doze q agora se comemoram... parece-te bem? :)

Keep going... é sempre um gosto vir ao teu "tasco" como lhe chamas...

06
J
Jmvilhena
em 2016-10-23 22:04:23

Parabéns e um abraço.

07
O
Omid
em 2016-10-24 00:36:08

very nice work!
L O V E L Y!

08
C
Chica
em 2016-10-24 09:39:25

Retorno das férias e encontro festa! PARABÉNS e muitos anos mais nos encantando com tuas fotos aqui! abraços, chica

09
O
Omar
em 2016-10-24 10:16:17

CONGRTAS! A long time blogging.

10
W
Willem
em 2016-10-24 10:46:36

Wonderful work and result.

11
Q
Questiuncas
em 2016-10-24 14:44:47

Eu tenho a resposta quanto à tua última pergunta:
experimenta parar de remar contra a corrente e vais ver se não apanhas com os remos nos corn.... .
Desculpa ser tão rude, ligeiramente mal educado e violento, mas considera isto como um pequeno incentivo para continuares este espaço tão fundamental.
Já agora MUITOS PARABÉNS.

12
S
Sr Solitário
em 2016-10-24 15:07:41

Parabéns :D
Que contes com muitos mais sempre com grande sucesso e boas memórias fotográficas.

13
S
Steven
em 2016-10-24 19:27:46

Congratulations on reaching this milestone!!

14
S
Sérgio Nuno Pontes
em 2016-10-24 23:31:13

Muitos Parabéns!!!

Um abraço e venham muitos mais :)

15
M
Mário
em 2016-10-24 23:34:12

Remus, dar os parabéns deve ser pouco. uma produção sempre de qualidade, textos adequados e interessantes, por vezes poemas, muitas vezes lições. Uma variedade de imagens todas elas executadas na perfeição. Talvez mil parabéns seja mais adequado. mais mil votos para que continue, mais mil motivos para não parar como se pode ver pelas palavras de apreço de tantos amigos e conhecidos. Um abraço e venham mais 12 anos. Depois renovaremos estes votos.

16
O
Olivier
em 2016-10-26 12:26:17

The question actually arises...
The social network provides more links and easy access to news, pictures.
The site or blog is something more personal and more structured. We are forced to reflect on its evolution, obliged to maintain. Some decide to stop and others dream of having a website / blog... but without doing so. Too many constraints and a cost too. I like the idea of opening a website as a book page and offer something surprising and attractive. But I also think that curiosity today is different. Tablets and mobile phones lead us to change content quickly. People move on very quickly. The site / blog application to make efforts but it is not a shared choice. It's an interesting topic...

17
O
Olivier
em 2016-10-26 12:27:15

Remus feliz aniversário!

18
N
Nanegrub
em 2016-10-26 23:56:38

Bon anniversaire et longue vie à PDV! :-)

19
R
Roadrunner
em 2016-10-30 15:37:24

Parabéns atrasados! 12 anos é muito tempo, mas 24 ainda é mais.

Saudações!

20
R
Rute
em 2016-10-30 21:36:21

Muitos, mas muitos parabéns ao Pontos de Vistas e a ti. Podes reflectir à vontade, mas que nem te passe pela cabeça fechar o tasco! Tu é que me (nos?) incentivaste e me ensinaste a olhar para os pormenores com tempo, com curiosidade redobrada. Eu tenho andado um pouco ausente, mas penso que é só uma fase!
Não te esqueças que és o Mestre e uma referência para todos nós!
1 beijo de parabéns :)

21
C
Camerando
em 2016-11-10 11:23:28

Cá está uma pequena parte da resposta ao vosso questionamento em meu blogue. A resposta completa daria um grande discurso que não caberia nos comentários.
Parabéns por vossa insistência e obviamente pelo belo trabalho.

22
R
Remus
em 2016-12-02 21:00:52

Muito obrigado a todos. São vocês, com as vossas visitas e palavras, que fazem o PdV ser o que é.

Alex : Acho que isso é totalmente alcançável, porque nos primeiros anos do Pontos de Vistas eu só publicava uma fotografia por semana. Nos próximos doze anos, se eles existirem e manter o mesmo ritmo, pode não chegar ao dobro, mas não deve andar muito longe... ;-)
Omid, Omar, Willem and Steven: Thank you.
Olivier et Nanegrub: Merci.