Pontos deVistas

O mundo é redondo, mas dentro dele cabem muitas bestas quadradas.

Sedução da comodidade Anterior Seguinte

Sedução da comodidade

       Anterior Seguinte       

  Experiências Experiments    Olympus E-PL5  

O grande conflito de hoje, no domínio socioeconómico, por exemplo, e contra a previsão de um Marx, não é o que opõe o Capital e o Trabalho, mas o que comanda a máquina e o que a serve (François Perroux). Mas o efeito mais visível, porque mais extenso, da sua compacta presença, é o que degrada os sonhos ao tangível e utilitário que define a vituperada «sociedade de consumo».

Não é assim o útil ou utili­tário que se condena: é a sua divinização. O que surpreende no mundo de hoje não é a sedução da comodidade, mas que ela esgote todas as seduções; não é o sonho de «viver bem», mas que só se viva bem com esse sonho. Decerto o viver bem foi sempre um sonho de quem teve por sorte o viver mal. Mas a realização em massa dessa ambição instaura-se em plena força como modelo. E não apenas por ser uma realização em massa, mas porque aos «responsáveis» nenhum valor se impõe para a esse imporem.

O utilitarismo é um valor negativo; mas con­verte-se em positivo pela negatividade de quem poderia recusá­-lo. O que nos «irresponsáveis» é uma ambição em positivo, é nos «responsáveis» uma aceitação em negativo, porque nenhum valor positivo lhe contrapõem. Um automóvel é para uns um fim; mas se para outros deveria ser um meio, ele é um meio para coisa nenhuma e converte-se desse modo também num fim. O optimismo da conquista converge assim com o pessi­mismo da desistência para um vértice comum. Decerto não se ignora a contestação sofrida pela «sociedade de consumo». Mas a contestação só se realiza em eficácia, se o não é uma abertura para o sim. Denunciar um erro é necessário; mas quem tem uma verdade, mesmo errada, pode exigir-nos a verdade certa - e nós não a temos.

Texto de Vergílio Ferreira, in "Invocação ao Meu Corpo".

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5101

Publicado em: 2024-08-03

Grupo: Experiências #Experiment

 Câmera: Olympus E-PL5

 Abertura: f 6.3

 Distância focal: 25 mm (35mm equiv.: 50 mm)

 Velocidade do obturador: 1/10 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Chip dourado Em amadurecimento Ordem natural das coisas Vila cercada Vamos a jogo O desfile O primeiro metro Quem viaja é sempre o mar Quem vai ficar com a Lua? Doce e ácido M de memórias Três pretendentes Bênção Estrategicamente ao longo do rio Fico-me escutando Sempre preparados Volta cheia de fantasia Quem comete um erro é excluído Manchas verdes Quente e tão viva

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded - I'm sleepy...
Arco-Íris Reloaded - I'm sleepy...

  Comentários

Existem 10 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
E
Elisa Fardilha
em 2024-08-03 08:46

Bela e intrigante foto com um colorido fantástico, soberbamente legendada.
Beijinho. 😘

02
A
Ana Lúcia
em 2024-08-03 09:25

São os olhos azuis de um príncipe a chorar... Pobrezinho. O que lhe terá feito o Remus?

03
W
Willem
em 2024-08-03 18:57

Beautifully done, attractive and creative photo result.

04
S
Steven
em 2024-08-03 18:58

Amazing how you have the ability to turn the mundane into something attractive! We stay away from these pods as we have had bad experiences with them in the past (plastic didn't dissolve completely and was affixed to the clothing). Although the manufacturers now say it's been fixed.

05
J
Janita
em 2024-08-03 19:39

A fotografia mostra-nos uma série de pastilhas tricoloridas para usar nas máquinas de lavar louça. Até aqui tudo bem, tudo óptimo!
Já o texto ou excerto dessa invocação do corpo do Vergílio Ferreira torna-se-me algo confuso.
Abri o "Cântico Final" e... ó surpresa das surpresas, de dentro das suas entranhas cai-me uma folha com algumas anotações, felizmente numeradas, que talvez num outro dia em que eu esteja mais bem disposta, passarei a limpo.
Quem sabe até publique?
Um abracinho, Remus!

06
M
Manu
em 2024-08-03 22:20

Já vim aqui uma série de vezes para tentar descortinar o tema da foto, não fosse a Janita, nunca me passaria pela cabeça que se tratava de pastilhas para a máquina :P

07
H
Harry
em 2024-08-06 01:53

this is a compelling composition of exciting colors. I have to admit, the commentary baffles me.

08
R
Roadrunner
em 2024-08-15 10:34

Fiquei sem palavras. Tanto a imagem como o Virgílio tiraram-mas.

09
R
Remus
em 2024-09-06 18:26

Obrigado pelas vossas visitas e palavras.

Ana Lúcia: Não sei como sabes que é príncipe? Ou será que todos os olhos azuis são de príncipes? Isso é quase discriminatório contra os outros olhos. :-D :-P
Willem, Steven and Harry: Many thanks.
Janita: Está quase certa. Mas estas são pastilhas de lavar a roupa, não a louça. ;-)
Manu: Ou seja, a Janita permitiu-lhe alcançar a luz. :-D :-P
Roadrunner: É preciso pedir que as devolvam? :-)

10
A
Ana Lúcia
em 2024-09-07 08:57

Poderão pertencer a um dragão, sim... Mas fizeste-o chorar!!! ;)