Pontos deVistas

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Entre a sombra e a luz Anterior Seguinte

Entre a sombra e a luz

       Anterior Seguinte       

  Fauna     Nikon D90  

Esta criatura é uma lagartixa, muito provavelmente do género Podarcis, comuns em Portugal e na Espanha.

Como réptil que é, não produz calor corporal. Usa o sol e a sombra de forma estratégica: Aquece-se ao sol e, quando aquece demais, refugia-se rapidamente na sombra.

Se sentir-se ameaçada, pode largar a cauda como distração para o predador. A cauda volta a crescer, embora nunca exactamente igual à original.

O termo «Lagartixa» vem de «lagarto», que por sua vez deriva do latim «lacerta», palavra usada para designar lagartos em geral.
O sufixo «ixa» funciona como diminutivo, para indicar algo pequeno. Ou seja, lagartixa = «lagarto pequeno».

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5540

Publicado em: 2026-01-03

Grupo: Fauna #Fauna

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5.6

 Distância focal: 200 mm (35mm equiv.: 300 mm)

 Velocidade do obturador: 1/125 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Laranja Feliz Estreito e afilado Sensação de segurança hídrica Tesouro Dourado Não a corras, não a rasgues Decifrar o código Tons de cobre e arrepio O Velho e o Burro Pequenos faróis «Sus Scrofa» Capricho, entusiasmo e vaidade História, arquitectura e inovação Gesto de resiliência Lanosas Quase pantera negra Ideia muito humana 21.º aniversário do Pontos de Vistas Vem um canto na noite Há quase um ano sozinho Quase um desporto radical

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa
Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa

  Comentários

Existem 9 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2026-01-03 16:11

Beautifully photographed from this point of view.

02
M
Manu
em 2026-01-03 21:45

É raro ver uma lagartixa, só as fotografei no estrangeiro, quem vive no campo tem mais sorte.
Esta ficou muito bem.
Gostei da informação.

03
E
Elisa Fardilha
em 2026-01-04 08:47

Detesto lagartixas.
Na Madeira há imensas , até nos calhaus da praia.
Um horror!

A tua foto está fantástica e com uma óptima legenda informativa.

Beijinho e ótimo domingo, Remus. 😘

04
A
Ana Lúcia
em 2026-01-04 09:45

Estás aprovado neste tema!!! :)
Ótima fotografia deste bichinho tão difícil de fotografar.

05
A
Ana Lúcia
em 2026-01-04 09:46

O Trigo, gato da minha mãe, agradece o destaque da semana. A irmã, Mia está muito orgulhosa dele. (mas acho que ela já não se deve lembrar dele).
:)

06
L
Lis
em 2026-01-04 18:35

Não gosto nem um pouco delas, Remus
Tenho aversão mesmo de todo bicho rastejante...
nem olhei muito para a fotografia rsrs porque dá aflição.
;))

07
H
Harry
em 2026-01-06 03:06

it could be someone's pet

08
R
Roadrunner
em 2026-01-07 19:40

Também serve para designar adeptos daquele clube que equipa de pijama às riscas. 😂

09
R
Remus
em 2026-02-03 19:47

Obrigado por fazerem parte da família do Pontos de Vistas.

Willem and Harry: I appreciate your comments.
Manu e Elisa Fardilha: Por aqui existem muitas nos muros. Basta estar sol, que elas aparecem logo. :-P
Lis: Todas as criaturas são bonitas, cada uma à sua maneira. :-P
Roadrunner: Tudo é melhor que o clube do red-light district. :-D