Pontos deVistas

As pessoas hoje conhecem o preço de tudo e o valor de nada.

Verbo intransitivo Anterior Seguinte

Verbo intransitivo

       Anterior Seguinte       

  Geral General    Nikon D90  

Sorriso, diz-me aqui o dicionário, é o acto de sorrir. E sorrir (verbo intransitivo) é rir sem fazer ruído e executando contracção muscular da boca e dos olhos. Como se vê, está tudo errado. Começa logo por chamar intransitivo ao verbo, o que, tal como aprendemos na escola, exprime uma acção que, praticada pelo sujeito, se aplica a ele próprio e não passa para outro objecto ou outrem, e é, portanto, intransmissível. Recuso-me a aceitar que o sorriso seja um acto intransmissível. E quanto a dar por suficiente a contracção muscular, temos conversado.

O sorriso, meus amigos, é muito mais do que estas pobres definições, e eu pasmo ao imaginar o autor do dicionário no acto de escrever o seu verbete, assim a frio, como se nunca tivesse sorrido na vida. Por aqui se vê até que ponto o que as pessoas fazem pode diferir do que dizem.

Texto de José Saramago, in "Deste Mundo e do Outro".

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5298

Publicado em: 2025-03-28

Grupo: Geral #General

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 9

 Distância focal: 70 mm (35mm equiv.: 105 mm)

 Velocidade do obturador: 1/250 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Diferente dos outros Porta do sino Berço de pedra Com preferência Hermafrodita protogínico Nada se resume à beleza Try to be nice today Bailarinos Uma delas Trazem cor O povo quer? Gizes Finais de temporadas e recomeços Nosso passeio Homem precisa de trabalhar Alkaline power Hora do jantar À espera da música Vamos jogar? «Choroepsis Liberiensis»

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2025-03-28 08:23

Ficamos felizes só de olhar para este sorriso! :)

02
M
Mvdfotokraam
em 2025-03-28 09:01

Hello... smile back

03
J
Janita
em 2025-03-28 09:47

Um convite amigável a um qualquer helicóptero em apuros?
o pior vai ser sair daí... :P

04
J
Janita
em 2025-03-28 09:50

...Quanto ao texto, até parece que Saramago era um homem muito sorridente! Cá por mim nunca lhe vi os dentes. Ora um sorriso aberto, requer uma boca com bons dentes... Ahahahah

05
M
Manu
em 2025-03-28 11:35

Sorri sem fazer barulho.
Esta é daquelas fotos que nos deixa felizes :P

06
E
Elisa Fardilha
em 2025-03-28 13:19

Sorri a quem por ali passa...
Adorei a foto, simples e bela!
Beijinho e bom fim de semana, Remus. 😘

07
S
Steven
em 2025-03-28 17:29

I will have to agree with Jose here, 100%. A smile can be contagious as well. :-) I'm in the mood for smiling.

08
W
Willem
em 2025-03-28 17:47

An amusing photo, some creative person has been at work there.

09
H
Harry
em 2025-04-02 02:46

a smile never ruins a day

10
R
Roadrunner
em 2025-04-08 10:37

Estes matacões de cimento já aqui apareceram várias vezes, este é mais simpático.

11
R
Remus
em 2025-04-21 20:54

Muito obrigado por terem vindo ver este «matacão de cimento», como o Roadrunner lhe chamou. Agradeço os vossos comentários. :-D

Mvdfotokraam, Steven, Willem and Harry: Thanks.