Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém.
Fotografia N.º: 2255
Câmera: Kodak DX6490
Abertura: f 3.2
Distância focal: 6.3 mm (35mm equiv.: 36 mm)
Velocidade do obturador: 1/30 sec
Flash: Não Disparado No flash
Bom raciocínio Remus. Principalmente a parte dos sindicatos.
Só uma nota: eu sempre estive em turmas com 30 ou mais alunos e não foi isso que me fez melhor ou pior aluno.
A educação que tive em casa sim, fez a diferença.
essa escolha da semana é muito boa!! ;)
só uma coisinha: os professores (em geral) não são contra a avaliação, são contra os moldes em que esta é feita. Também eu acho que devemos ser avaliados com alguma regularidade. No entanto os modelos até ao momento apresentados têm sido, ou injustos ou ineficazes (ou os dois...), revelando que na verdade os motivos dessa avaliação são economicistas e não visam (como apregoam) a melhoria do ensino ao separar / distinguir os bons professores dos maus.
Exposer and focus are, as always brilliant.
Great connection between the story and image (and thank you to google for translating it!)
Com grande pena minha, hoje não me é possível ler o texto, nem comentar a propósito.
Um abraço, REMUS.
Frágil e ser benevolente...um CAOS!
Genial e oportuna foto!
Beijinhos.
100% de acordo, um sindicato que só sabe dizer mal, porque a formação dessas pessoas parou no tempo é como tudo, eternos tachistas.
Abraço
Acho que tem muito coisa errada no sistema de ensino, mas deixando de lado isso só digo que esta fotografia está absolutamente criativa e com uma luz muito boa.
Ai no que o Remus foi falar!!! Se há coisas que me tiram do sério é o tema em questão e que foi brilhantemente analisado.
Se eu acrescentasse algo mais só ia estragar, porque se há assunto que me deixa cheia de azia é o nosso sistema educativo, por isso mais vale ficar caladinha e não lançar uma série de impropérios que não ficavam nada bem aqui.
Vou-me ficar pela foto que está muito boa... gostei do lápis que tinha que ser azul, claro :P e do desfoque das aparas e dá-me a impressão que a afia já deve ser velhota, quase que ia partindo o bico do lápis :)
Este assunto dava pano para mangas...não me vou pôr a falar dele porque acabo sempre por me chatear. Vou só dizer que concordo a 100% com o Marco C. e que o excesso de professores tem fundamentalmente a ver a razia que o Governo está a fazer na função pública. Estou a referir-me, por exemplo, a professores com mais de dez anos de serviço que estão a perder o seu lugar nas escolas. afinal já falei demais...
A fotografia está 5 *****. Gostei muito
1 beijo
errata : "Com a razia" ;)
Transcrevendo a sua parte final REMUS:
"Se não dá aulas, como é que este indivíduo pode ser avaliado como professor?"
E dava aulas de quê ?
Um abraço.
Gostei de ler seu texto, professor! muito bem colocado os problemas do magistério, tudo na ponta do lápis.. como se diz por aqui_ só que no meu País seria impossível citar só tres - são milhares!
_a foto_ vê-se que na primeira escrita já fica sem a ponta_ e parece-me que proposital porque calhou muito bem a fragilidade da Educação. Muito boa.
um abraço
Cá está um tema muito importante... a educação já está mal há muitos anos, mas em vez de melhorar tem piorado!
É inegável que a avaliação de desempenho e competências é um processo natural em qualquer ramo de actividade, e que a educação não pode ser excepção. Se temos professores a mais porque não devemos escolher os melhores?!... se o processo criado pelo governo é discutível que seja eficiente e justo, eu até compreendo, mas não haver avaliações dos professores é algo impensável! temos de começar por algum lado!
Já relativamente as escolas serem agrupadas, eu acho bem. devido a desertificação do interior é bom que os alunos sejam agrupados em escolas, mesmo tendo de fazer alguns kms diários. É melhor andar uns kms do que estar numa escola com meia dúzia de alunos e numa turma mista. É claramente melhor estar numa turma toda do mesmo ano e socializar com mais pessoas. E não é necessário criar turmas de 30 alunos. Isso é incompetência de quem gere as escolas. Também acho que as escolas deviam ser geridas por gestores profissionais, e deixar para os professores a actividade de leccionar e a gestão pedagógica...
ora bem, uma imagem brutal, para um tema quente... tocaste em 3 pontos/problemas, mto bem sintetizados, e melhor explanados...
eu ainda acrescentaria mais umas coisas (dado q vivo o problema, felizmente não na busca anual de escola, mas sei o que é isso)... o buraco q foi a "Parque Escolar".. apetrechar e remodelar escolas, sim senhor... mas com sentido e nexo... o q nao foi feito... desde cabides e armários para arrumar as botas e os skis, até à criação de hiper mega áreas verdes, q fez com q os professores deixassem de ter espaço para estacionar dentro da escola... enfim...
qto às turmas de 30 alunos.. sim.. um grande disparate... há turmas e turmas..claro.. mas há casos que não é fácil...
os sindicatos nao representam a classe, nem um bocadinho... e o sr q referes então, só posso dizer q o cargo q ocupa é um "tachão"...
ainda bem q os cursos direcionados para o ensino, na sua maioria fecharam... quero acreditar, que à conta disso, daqui a uns anos, vamos voltar a ter falta de professores... e talvez nessa altura, o país leve uma reviravolta bem dada.. que rode 180graus... e nao 360...
PS: a tua fotografia, está "DO BEST"!
Excelente a foto.
Sobre o assunto, não vou estragar a ponta fina do lápis que aqui escreveu.
Acho que a educação em seu país está igualzinha a sua letra rsrsrsr
Brincadeiras à parte, sua foto está show e seu texto está demonstrando que não é só por aqui que a educação está um caos...
Abraços
Excelente foto!
Uma macro com muita classe...
(des)educação à parte, gosto muito o resultado e do ponto de foco escolhido.
E assim se vê como a educação é importante.
De certeza que, pelo tamanho do texto do Remus, pelo número de comentários e o número de palavras empregues, a fotografia de hoje foi umas das que mais fez as pessoas reflectir.
Eu gosto muito destas tuas fotos
Se as turmas tivessem menos alunos (cerca de 20 alunos) haveria mais lugares para serem ocupados por professores.
Os professores sempre foram avaliados. Dou aulas desde 1996 e sempre fui avaliada. Já tive aulas assistidas e a última vez que as tive fui avaliada com "Muito Bom", mas graças às cotas recebi a menção de Bom.
Fomos avaliados, somos avaliados... só deveremos subir na carreira docente por mérito, mas :) estamos "congelados".
Mas concordo contigo, há professores a mais.
Já a foto merece Muito Bom. :)
Concordo contigo sobre os sindicatos.
Muito obrigado pelos vossos comentários e opiniões.
Willem and Will Williams: Thank you.
João Menéres: Segundo sei, ele era professor do 1º ciclo.
Numa entrevista que ele deu, ele disse o seguinte: «Terminei o sétimo ano de liceu em 1975 e na altura queria ser professor de matemática. Nesse ano foi criado o serviço cívico e fui colocado durante um ano no serviço de limpezas do hospital de Tomar. Na altura, muitos procurámos uma saída, porque tínhamos 16 anos, era a revolução e queríamos ir para Coimbra. Na altura, as escolas do magistério foram reestruturadas para terem três anos de curso e não exigiam o serviço cívico. Éramos mil e tal candidatos para 90 vagas, porque todos queriam evitar o serviço cívico. Terminei o curso, estive 3 meses desempregado e comecei a trabalhar em Janeiro de 79».
O excelente texto continua actualíssimo e a foto é linda! Pbs :) bjs
Com esse ano de LIMPEZA, em Tomar, o dito teria conseguido quantas equivalências?
E com tanto ano de sindicalista "democrático" se calhar já é "DOUTOR"...