Pontos deVistas

Não leves a vida muito a sério. Nunca irás sair dela vivo.

Roda do estudo Anterior Seguinte

Roda do estudo

       Anterior Seguinte       

#The Others

Afinal, por que e para quê devemos estudar?
Todos nós já estudamos para fazer um teste ou um exame. Mas sejamos sinceros: Será que realmente aprendemos?
Será que não foi somente uma questão de decorar o que estava escrito numa dúzia de páginas, e depois de feito o exame ou teste, tudo foi esquecido?

Tudo aquilo que estudarmos/decorarmos, mas que depois na nossa vida, no nosso dia a dia, não usarmos nem colocarmos em prática, será esquecido. Se não tivermos a disposição ou vontade para compreender e saber, ficamos sujeitos a um sistema de memorização total, onde não resultará na obtenção de qualquer conhecimento. É um sistema que criar apenas "papagaios". Que podem repetir factos, mas não possuem qualquer compreensão ou capacidade para fazer algo com aquilo que lhes foi ensinado.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3850
Publicação: 2020-05-05
Grupo: Os Outros
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 8
Distância focal: 200 mm
Velocidade do obturador: 1/320 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Branca da couve Pode até não ser amor Zimbório Ecos de outras pontes É mais difícil ser livre Este não-futuro que a gente vive Que te quero verde Banha Mértola

  Escolha da semana

Sayami.de: Hjelmeland
Sayami.de: Hjelmeland

  Comentários

Existem 10 pontos de vista. Quem será o próximo?
WSAMAMOLRA
01
W
Willem
em 2020-05-05 21:15:50

I see another foot so they are reading with two people in the barrel a nice and sunny photo.

02
S
Steven
em 2020-05-06 02:04:19

A cute candid capture with these studying mates!

03
A
Ana Lúcia
em 2020-05-06 10:55:47

Adorei a fotografia. Num sítio desses deve dar gosto ler e, estudar deve ser menos doloroso. Gosto de aprender, mas nunca gostei de estudar. Quanto ao teu texto Remus, compreendo e aceito as tuas ideais. Tudo o que sabemos é uma repetição, uma memorização, até sentar numa mesa e saber que deveremos usar a colher para comer a sopa... tudo é memorização. Aquilo que não usamos repetidamente no dia a dia esquecemos. Nem faço ideia do que seja trignometria, hoje em dia, coseno... Que horror!!! A escola dá-nos ferramentas para tudo o que quisermos, se quisermos escolher cosenos escolhemos, se pretendermos verbos também dá e se quisermos fazer mapas, ou uma escultura também é possível. A escolha do que precisaremos memorizar é nossa.

04
M
Manu
em 2020-05-06 11:29:29

Sempre gostei de estudar, mas só o que gostava, o resto era para conseguir uma nota razoável. :P
Estudei coisas que hoje não me servem de nada e gostava de ter aprendido outras que me dariam prazer, por exemplo fotografia e piano.
Gostei muito desta foto, deve estar-se bem ali. :)

05
A
Alex
em 2020-05-06 21:58:54

...eh pah... não sei se concordo muito contigo... é preciso gosto para se estudar.. é um facto...e ao fim de alguns anos de estudo tb se percebe que muita coisa já se foi... mas há todo um conhecimento que foi construído, todo um edifício cultural, um manancial de conhecimento, q não ficou cá tudo, mas ajudou a construir-me como pessoa... óbvio que já n me lembro do sistema digestivo ou circulatório, ou da guerra civil americana... pq provavelmente foram matérias decoradas.. mas ainda tenho algumas noções vagas dos assuntos. nós somos seletivos no que guardamos e ainda bem, não cabia tudo nos nossos "CPU".
falando da imagem, gosto... ia gostar de estar ali a ler.

06
M
Martine Libouton
em 2020-05-10 11:57:54

Magnifique ta photo!!! Je suis fan

07
O
Omid
em 2020-05-12 18:50:13

:)
such beautiful frame, focus, colors & lights!
Lovely!

08
L
Lis
em 2020-05-14 00:25:40

Foto muito bonita, Remus
Gostava de estudar e hoje de certa forma estudo ainda.
Ler é uma forma de aprender _ e leio não só poesias, gosto de ler História e Geografia_ disciplinas preferidas.
Decorar também era boa_hoje nao muito _ memória cansada rs
e você é um nerd nao é?

09
R
Remus
em 2020-06-09 18:23:30

Muito obrigado por terem vindo ver esta roda do estudo. :-D

Willem, Steven and Omid: Thanks.
Ana Lúcia e Alex: Não seria melhor a escola deixar o aluno escolher o que queria aprender? Por exemplo, de que vale estar a "massacrar" um aluno a forçar a aprender francês, se ele detesta a língua, quando em vez, poderia estar a aprender mecânica que é uma área que adora? Acredito que a escola deveria ser fluída, quase parametrizável ao gosto de cada um. Só assim os alunos estariam mais motivados. E os próprios professores, ficariam também mais motivados porque sabiam que os alunos que tinham à frente, gostavam mesmo do que estavam a aprender.
Mas apesar de tudo, sei que nos últimos anos tem existido opções de escolhas que os alunos podem fazer, mas ainda são muito poucas e precárias. No fim de contas, basicamente resume-me à opção de estudar ou não estudar matemática. Ou à opção de estudar ou não estudar línguas.
Martine Libouton: Merci.
Lis: Provavelmente serei mesmo um pouco nerd. :-P

10
A
Ana Lúcia
em 2020-06-12 14:28:40

Mas concordo quase totalmente contigo. Em relação às escolhas, muitos podem enveredar pelos cursos profissionais. Mas há muito por fazer na escola...