Pontos deVistas

Algumas pessoas são como o vinho: Ficam melhor com uma rolha na boca.

Construir ou plantar Anterior Seguinte

Construir ou plantar

       Anterior Seguinte       

  Preto e Branco Black & White    Pentax P30    Fotografia analógica Film photography  

Cada pessoa, durante a sua existência, pode ter duas atitudes: construir ou plantar. Os construtores podem demorar anos nas suas tarefas, mas um dia terminam aquilo que andaram a fazer. Então param, e ficam limitados pelas suas próprias paredes. A vida perde o sentido quando a construção acaba. Mas existem os que plantam. Estes, às vezes, sofrem com as tempestades, as estações, e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim nunca pára de crescer. E, ao mesmo tempo que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.

Texto de Paulo Coelho, in "Brida".

Fotografia tirada pela máquina analógica Pentax P30 e com um rolo Ilford Delta 400 (rolo preto e branco) - ISO 400, expirado em Agosto de 2015 (3 anos e 11 meses antes da fotografia ter sido tirada).
Distância focal: 50mm

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4485

Publicação: 2022-07-06

Grupo: Preto e Branco #Black&White  #filmphoto

 Câmera: Pentax P30

 Abertura:

 Distância focal:

 Velocidade do obturador:

 Flash:

  Mais fotografias

Roda da fortuna Sombra é nula na parede rasa Fecho Limpamento Vida, alegria e peixe O fidalgo volta já Num prato vazio Suji wa dokushin ni kagiru Brexit A flor amarela Irei curvado O vício e a virtude são vizinhos «Ardea Cinerea» Homem, vazio e amar Décima terceira Bússola «Cynomys Ludovicianus» Não há Princesa do Tua Na porta

  Escolha da semana

Sayami.de - Die Zeit am Bergfluss
Sayami.de - Die Zeit am Bergfluss

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2022-07-06 23:23

Fiquei indecisa. Neste momento parece-me que construí e que as "paredes" me limitam... por outro lado eu ainda não deixei de ter projetos (muito difíceis, piores que o exame de Matemática), por isso imagino que construo... Não sei...
Esses rolos fora de validade são mágicos. :)

02
M
Manu
em 2022-07-06 23:59

Penso que pouco ou nada construi, gosto mais do que plantei e não me refiro só às plantas, podemos espalhar o bem e esperar que dê frutos.
Esta é uma daquelas construções que me deixa a pensar, onde será?

03
S
Steven
em 2022-07-07 00:37

My profession as an urban planner luckily deals with both attitudes. But I prefer to be a planter who greens up the city parks and boulevards for all to enjoy. :-)

04
W
Willem
em 2022-07-07 20:24

A beautiful framed photo in nice monochrome.

05
L
L Reis
em 2022-07-08 11:33

isto é mesmo uma daquelas coisas à Paulo Coelho. Mas por que razão uma construção tem que parar ou ter limites e semear é sempre uma grande aventura? Discutível, muito discutível.

É tal como os rolos. Quem disse que um rolo falecido não pode fazer ainda ter muita vida em si? (Gostei da semi-moldura de folhagem)

06
R
Roadrunner
em 2022-07-09 18:06

Aqui contrario o Coelho, já que o cimento não pára de aumentar, e o que parece mesmo estagnar ou mesmo retroceder é o plantar.

07
R
Remus
em 2022-10-07 21:20

Muito obrigado pelas vossas visitas e comentários. Ambos são sempre muito importantes.

Manu: A fotografia foi feita em plena baixa do Porto, na Avenida dos Aliados.
Steven and Willem: Thank you.