Pontos deVistas

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Tarde de calmeiro Anterior Seguinte

Tarde de calmeiro

       Anterior Seguinte       

  Água Water    Nikon D90  

  • «Manhã de nevoeiro, tarde de calmeiro.»
    Provérbio popular.

Um ditado popular meteorológico com origem na observação secular e empírica do clima.

A presença de nevoeiro matinal está frequentemente associada a condições anticiclónicas (alta pressão atmosférica). A alta pressão provoca subsidência (o ar desce), o que inibe a formação de nuvens e precipitação.
O ar estável e seco nas camadas superiores tende a dissolver o nevoeiro ao longo da manhã à medida que o sol aquece o solo.
À tarde, o céu geralmente limpa e o tempo torna-se calmo, estável e frequentemente soalheiro.

Este tipo de provérbio é frequentemente fiável em climas temperados e zonas costeiras (como Portugal), mas pode não aplicar-se em climas tropicais ou montanhosos, onde os padrões atmosféricos são diferentes.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5349

Publicado em: 2025-05-28

Grupo: Água #Water

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 8

 Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)

 Velocidade do obturador: 1/250 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Visita de estudo Se estiveres no caminho «Mustela Putorius Furo» Candelabro aceso Templo de Debod A escova dos dentes Rede de ilusões e desenganos Alicerces da história Lembrete Reflexo da vida #CampoMaiorParaSempre Invento Finais de temporadas e recomeços Festa do silêncio Venceu a gravidade Um sussurro esquecido Dicogamia Testemunha silenciosa As leis Enlouquecer

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa
Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2025-05-28 07:48

Adoro, adoro, adoro... Eu sou a maior fã de nevoeiro. E adoro este local. Maravilhoso.

02
E
Elisa Fardilha
em 2025-05-28 09:43

Adoreiiiiiiiii!
Também adoro dias de nevoeiro em que as tardes são de soalheiro.
Adorei a tua fotografia!
O Douro, ex-líbris indiscutível, do Porto/ Gaia.
Respirei "paz"!
Parabéns, Remus.
5*****
Beijinho e óptimo dia. 😘

03
M
Manu
em 2025-05-28 10:42

Uma foto linda com esta neblina que lhe dá um ar de mistério :P

04
M
Mvdfotokraam
em 2025-05-28 11:08

So very fine to see with the fog

05
J
Janita
em 2025-05-28 13:27

Não sei se, no caso, a tarde foi de calmeiro, mas essa manhã nevoenta é uma delícia para o meu lado sensível e apreciador do belo. Já os meus ossos é que reagem mal à humidade tripeira.
Isto é só humidade!




;)

06
S
Steven
em 2025-05-28 14:50

Such an enchanting composition with an air of mystery as the view is obscured behind the bridge! Thank you for the background information.

07
W
Willem
em 2025-05-28 17:42

A well vertical framed image, the misty atmosphere does it good

08
H
Harry
em 2025-05-29 03:29

When the weatherman says "fog" I ready may camera. But then, I am neither a pilot nor a sailor.

09
R
Roadrunner
em 2025-06-08 18:05

Tenho a ideia que esta foto já tinha por aqui aparecido, ou então foi outra muito semelhante. Ou então é o nevoeiro a atrofiar-me o cérebro. 🤯

10
Q
Questiuncas
em 2025-06-13 10:50

Mais uma bela fotografia deste belo rio, com o nevoeiro tão very tipical que os turistas gostam.
Já os meus ossos preferem uma francesinha ou uma bifana.

11
R
Remus
em 2025-06-16 19:49

Estou grato pelos vossos comentários. Eles são sempre muito importantes.

Mvdfotokraam, Steven, Willem and Harry: Many thanks
Roadrunner: Sim, já publiquei uma ou duas fotografias parecidas, feitas no mesmo dia. É sinal que anda atento. Gostei de saber! ;-)
Questiuncas: E um bom chouriço assado em aguardente? Não? :-P