Pontos deVistas

A Terra é constantemente insultada e oferece as flores como resposta.

Flor do sapato Anterior Seguinte

Flor do sapato

       Anterior Seguinte       

  Flora     Nikon D90  

Este é um Hibiscus syriacus, que apesar da sua aparência delicada e de parecer que passa o dia a posar para fotografias no Instagram da Natureza, esconde alguns segredos caricatos e utilidades inesperadas.

A maioria das flores de hibisco dura apenas um único dia! Desabrocham de manhã com todo o esplendor e, ao final da tarde, dão o seu serviço por terminado e murcham para dar lugar a outras.

Em algumas regiões da Ásia, certas espécies de hibisco ganharam a alcunha de «flor do sapato». Isto acontece porque o sumo das suas pétalas esmagadas pode ser usado para dar um brilho impecável ao calçado de cabedal.

A infusão de cálices de hibisco está carregada de antioxidantes e tem propriedades diuréticas e digestivas, sendo a prova de que a planta serve tanto para nos pôr saudáveis por dentro, como para engraxar sapatos por fora.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5697

Publicado em: 2026-07-03

Grupo: Flora #Flora

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5.6

 Distância focal: 200 mm (35mm equiv.: 300 mm)

 Velocidade do obturador: 1/500 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

No topo desta escada Fios despenteados Colocar à prova Rainha das esplanadas Quinze esferas Pois... caiu! Aventura adiada Segurança nacional a tiracolo Girante É tua! Aplicar e soprar Elevador de água Mestras do engano Espectadores privilegiados Verdade inventada História genealógica Melhor tempero Não nasceu da natureza «Bison Bonasus» Exercício de alongamento

  Escolha da semana

To whom it may concern: Torenvalk, Falco tinnunculus
To whom it may concern: Torenvalk, Falco tinnunculus

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
M
Manu
em 2026-07-03 11:07

Oh... que pena durarem um único dia, uma beleza efémera, mas a foto ficou muito bonita :P

02
A
Ana Lúcia
em 2026-07-03 12:42

É muito bela! Alegra-nos por algumas horas apenas, mas fá-lo muito bem! :)

03
S
Steven
em 2026-07-03 13:03

A splendid composition with great use of light and DoF! The background really makes this beautiful bloom radiate. I always thought they looked like hibiscuses, but people always corrected me by saying they're "Rose of Sharon". They were along my driveway at my previous residence and I remember how quick their bloom withered. Now if only I knew I could ingest them. :-)

04
E
Elisa Fardilha
em 2026-07-03 16:26

A composição está primorosa: o desfoque destaca o hibisco, enquanto a luz que desliza, suavemente, pelas pétalas cria um instante de beleza serena. O contraste entre o centro vermelho intenso e o rosa delicado valoriza a imagem!
Aprecei imenso a fotografia, gostando do texto que a legenda..

Beijinho e ótimo fim de semana, Remus. 😘

05
W
Willem
em 2026-07-03 19:55

A beauty, flower and photo.

06
H
Harry
em 2026-07-03 22:05

Well, if the bloom has faded, it is good to have a second use for the petals. Nice colors.

07
R
Roadrunner
em 2026-07-05 18:04

Também há chá disto?