Pontos deVistas

Sem chuva não há flores.

Chama azul Anterior Seguinte

Chama azul

       Anterior Seguinte       

  Experiências Experiments    Kodak DX6490  

A chama do fogão é azul, enquanto que a chama de uma vela é amarela. Por quê?
Antes de responder, é importante perceber que uma reacção de combustão ocorre quando um combustível (material oxidável) é consumido por um comburente (material gasoso contendo oxigénio) para gerar energia térmica (calor). E outro facto importante que é necessário saber, é que todas as reacções de combustão podem dar-se de forma completa ou incompleta.
Percebido?

Agora a explicação: As combustões incompletas produzem menor energia que a combustão completa. Isso explica a diferença entre as cores das chamas, pois a chama amarela, característica da combustão incompleta, é de menor energia. Já a chama azul é característica de uma combustão completa, com maior energia. Ou seja, em termos de calor, uma chama azul é muito mais quente (quase o dobro) que uma chama amarela.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3307

Publicado em: 2018-06-28

Grupo: Experiências #Experiment

 Câmera: Kodak DX6490

 Abertura: f 2.8

 Distância focal: 6.3 mm (35mm equiv.: 36 mm)

 Velocidade do obturador: 1 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Ortóptero Um mundo de magia Onde a sombra de ti Outono na primavera Transparência perdida Em funil Tragédia no Mar Ai, Lurdes! Transformer praiano Quer quer Será que lêem? Sou um esfrincha Ablepsifobia Rudbéquias Muitos nomes, uma utilidade Será um mistério? Grãos de areia Companhia para a eternidade O búzio Azul e Verde

  Escolha da semana

Estive a carregar baterias e sem tempo para fazer a escolha desta semana.
;-)

  Comentários

Existem 13 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
M
Martine Libouton
em 2018-06-28 08:32

Minimaliste et vraiment magnifique

02
A
Ana Lúcia
em 2018-06-28 09:15

Ai!!!! Queimei-me!
Na chama azul ou na chama amarela? :P

03
W
Willem
em 2018-06-28 13:06

This is done brilliantly, bravo.

04
M
Manu
em 2018-06-28 14:04

Eu utilizo mais a chama amarela, pouca energia, mas mais zen :P em contrapartida gostei muito desta chama azul :)

05
M
Maria Antonieta
em 2018-06-28 14:40

Como dou preferência a tudo por inteiro (combustão completa), vou para a chama azul... :P

06
E
Elisa Fardilha
em 2018-06-28 20:23

Rara e belíssima foto!

Beijinhos.

07
S
Steven
em 2018-06-29 00:14

Interesting tidbit of information to accompany this "UFO". :-)

08
D
Dida
em 2018-06-30 11:19

Interessante a explicação e a foto.
Não consigo fazer uma foto com chama azul. É que não consigo mesmo.
Não tenho gás no fogão.
Só uma pergunta, essa cabecinha não para?
Lá me lembraria de ligar o fogão e tirar uma foto?...
Bjs

09
L
L Reis
em 2018-07-02 18:56

Muito sinceramente, eu peço ao Senhor Lá no Alto que o Remus viva sozinho, qual eremita, e que ninguém tenha que sofrer as suas dúvidas existenciais.
Imagine-se a cena: Lusco-fusco, o ar morno de um final de tarde, a calma silenciosa dos cheiros do jardim, uma bebida fresca ao alcance da mão, a paz de um dia que correu bem e ,de repente, o Remus fica com um olhar sonhador e um sorriso meigo nos lábios e diz, num sussurro:
- Ó Maria Imaculada, tu já pensaste por que razão a chama do fogão é azul e a da vela amarela?
E pronto! Lá arranjou mais um pretexto para bem fotografar uma roda de dentinhos de fogo!

10
O
Omid
em 2018-07-03 22:11

Wonderful shot!!!!!!!!!!!!

11
A
Alex
em 2018-07-04 00:39

eu vejo um sorriso azul! :D

12
O
Omar
em 2018-07-07 08:36

oh wow, cristal clear and minimalistic, great one

13
R
Remus
em 2018-07-23 20:01

Muito obrigado pelas vossas visitas e palavras. Elas são sempre a chama que mantém este espaço vivo.

Martine Libouton: Merci.
Ana Lúcia: Tu é que deves saber...
Willem, Steven, Omid and Omar: Thank you.
Dida: Sendo assim, se faltar a electricidade nessa casa não existe jantar? ;-)
L Reis: Sendo que a resposta da Maria Imaculada será: Faças o que fizeres, tens que limpar o que sujares. :-P