A vida dá lições que só se dão uma vez.
Contra. Não me importo de prescindir de 4 lâmapdas e mais alguns domésticos consumidores de energia. O exagerado consumismo é evitavel e desejavel. Esta será uma opção que irrevogavelmente terá que ser tomada quando a sustentabilidade do planeta chegar a valores realmente alarmantes.
Saudações do Roadrunner!
Terramoto e marmoto são fenómenos sismicos. Terramoto se o epicentro é em terra e marmoto se a sua origem está no mar. ambos podem produzir o efeito de ondas gigantes marinhas- tzunamis. Nada de confusões. O termo português correcto para tzunami será qualquer coisa do género - onda gigante marítima consequente de fenómeno sísmico. Confesso que tzunami dá mais jeito.
No meio desta confusão toda não entendo o Japão, tendo tanto cuidado e exigência na construção de habitações, terem aceite no seu território exposto a este tipo de alterações, construir centrais nucleares, que sendo uma energia limpa em situações ditas normais, é altamente instável se essas condições se alteram. Boa sorte para todos nós.
A beautiful photo graphic. Beautiful from afar. Which reminds us of the harsh reality of Japanese news ...
É assustador pensar em tudo o que se passou no Japão e as consequências que ainda estão para vir! Apesar de reconhecer as vantagens da energia núclear, o perigo que ela representa é motivo mais do que suficiente para acabar com ela. Como vimos, o Homem não domina todas as variáveis e qualquer dia pode ser que o feitiço se vire contra o feiticeiro e que depois já seja tarde demais para a humanidade.
1 beijo
É uma questão dificil. Eu sou a favor de se explorarem energias alternativas. Mas não sou contra o uso da energia nuclear, desde que se invista muito mais no estudo dos seus processos e na melhoria dos procedimentos de segurança.
Quanto à foto, quase que me assustaste! :) Mas se querias uma central nuclear, podias ter ido à fronteira Portugal-Espanha. Há uma algures para o Norte e bem velhinha.. assim daquelas que se existir uma catástrofe natural, vai de certeza dar asneira e afectar todo o Portugal...
... mas temos junto à nossa fronteira uma das centrais nucleares espanholas!
Não podemos estar descansados!
Nice photo
Energia nuclear, não obrigada!
mas... para alguns fins, todos relacionados com a vida, mas nunca com a morte!
Seja de onde for a fotos, está excelente... gostei muito, mesmo!
Parabéns.
tenho pensado nisso mas não tenho a opinião completamente formada. é uma questão simples de resposta complexa, a exigir muita informação (mas fica completamente excluída desta reflexão a questão do armamento) .
em relação a isto, como a muitas outras coisas (como o nosso modelo de organização social, por exemplo, que tanto tem feito sofrer o mundo, e muito para além do ocidental), penso que tem que haver uma clara consciência dos limites do poder do ser humano sobre a natureza e sobre si próprio. a ambição económica (é sempre disso que se trata) "esquizofreniza" o mundo, cria realidades parcelares e paralelas nas quais, inevitavelmente, deixaremos de nos reconhecer mais tarde ou mais cedo.
a favor ou contra a energia nuclear? uma questão que poderá ter que ser atalhada com outras questões. para "investigar" e chegar a respostas consistentes, que não se esqueçam depois de agora.
a foto é muito expressiva, tem cheiro e um pouco de falta de ar.
Isso dá um medo meu amigo, mesmo acontecendo lá do outro lado do mundo...A foto é que interessa agora e é excelente. Abraço
pois, o cagaço é grande. mas sobra sempre o problema da energia que não temos...
é uma energia limpa.. mas a sua "limpeza" contrasta com a sua perigosidade... ainda para mais em paises tao atreitos a sismos e afinn, é um perigo... apesar de nao ter uma opiniao mto formada, acho q sou contra..
Até hoje ........achva que era um mal necessário...
Agora e tendo em conta a evolução dos desastres naturais e a sua dimensão...cada vez mais e cada vez maiores...É URGENTE desactivar todas as centrais nucleares....
Certamente passaremos uma decada de muitas dificuldades......fome, guerra entre outras, mas é possível continuar, doutra forma caminhamos a passos largos para uma catastrofe à escala mundial...
o João já explicou que maremoto e tsunami não são a mesma coisa. está explicado.
agora, centrais nucleares em Portugal? Mas JÁ AS TEMOS! bem perto da nossa fronteira, em Espanha. E em caso de acidente não há fronteiras que nos valham! há que não esquecer isto quando se discute o perigo desta tecnologia.
Não, não concordo, já vimos que existem imensas alternativas e felizmente somos dos melhores a países a colocar grande parte em prática. ;)
Acho que para além deste perigo relacionado com catástrofes naturais, a energia nuclear não pode ser considerada ecológica como muitos cientistas têm vindo a dizer, a menos que encontrem uma solução definitiva para destruir os resíduos de urânio empobrecido que estas centrais produzem...
Muito obrigado pelos vossos comentários e opiniões.
Eu sei que a Espanha tem centrais nucleares, mas isso não quer dizer que ache que Portugal também o deveria ter. Acho que Portugal está a fazer uma aposta acertada nas energias renováveis e que a deverá manter, em detrimento de uma aposta no nuclear.
Em relação à questão do maremoto versus tsunami, não concordo com as vossas explicações. O próprio dicionário diz que são a mesma coisa:
«Maremoto: Alteração da superfície do mar, com altura elevada e poder destrutivo na costa, provocada por um sismo, por uma erupção vulcânica ou por um desmoronamento submarino; tremor do mar. = tsunami».
«Tsunami: Alteração da superfície do mar, com altura elevada e poder destrutivo na costa, provocada por um sismo, por uma erupção vulcânica ou por um desmoronamento submarino. = maremoto».
A título de exemplo, desde a primária que aprendi que em 1755 aconteceu um terramoto e um maremoto em Lisboa. Só recentemente é que passei a ouvir falar em Tsunamis. Mas pelos vistos é mais um estrangeirismo que veio para ficar.
Rue Du Lavoir: Merci!
Willem: Thanks.