Pontos deVistas

A fotografia não revela o que é visto, mas aquele que vê.

Ecos de outras pontes Anterior Seguinte

Ecos de outras pontes

       Anterior Seguinte       

#Urbanism

Antes de existir a Ponte D. Luís I no Porto, existiu a Ponte D. Maria II, popularmente chamada Ponte Pênsil. Durante 45 anos, essa ponte serviu de ligação entre Porto e Gaia. Mas também essa ponte, só surgiu após um trágico desastre que aconteceu numa outra ponte que existia sensivelmente na mesma zona, chamada de Ponte das Barcas.
Era uma ponte composta por vinte barcas dispostas lado a lado, unidas por cabos de aço. Não era muito estável e as barcas eram propensas a inundações. Em 29 de Março de 1809, durante as invasões francesas, mais de quatro mil pessoas morreram ao fugirem pela ponte. A ponte não aguentou a quantidade de pessoas que estavam a atravessa-la.

Após essa tragédia, os governantes da altura começaram a pensar em construir uma ponte mais segura. Tomaram a decisão de construir uma ponte de cabos.
A ponte era constituída por oito cabos de fio de ferro, sendo o vão da ponte sustentado por esses cabos, que se apoiavam em quatro pilares de cantaria, dois em cada margem, de 15 metros de altura.
Foi inaugurada em 1843 e recebeu o nome de ponte D. Maria II, mas popularmente era conhecida como Ponte Pênsil.

A partir de 1879, dado o estado ruinoso em que já se encontrava, foi decidido construir uma nova ponte - a Ponte D. Luís I.
Em 12 de outubro de 1887 iniciaram-se os trabalhos de demolição da ponte D. Maria II, restando hoje dessa ponte apenas os dois pilares do lado do Porto e os restos da casa do guarda, ambos visíveis na fotografia.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3840
Publicação: 2020-04-24
Grupo: Urbanismos
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 10
Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)
Velocidade do obturador: 1/400 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

As dificuldades Voadora Será que tudo é fotografia? Zimbório Outra cidade Mais velha que Portugal Falar, mas para quê? O rei foi à praia

  Escolha da semana

To whom it may concern - Torenvalk, Falco tinnunculus
To whom it may concern - Torenvalk, Falco tinnunculus

  Comentários

Existem 13 pontos de vista. Quem será o próximo?
ASMWOOQODRLAR
01
A
Ana Lúcia
em 2020-04-24 09:00:31

Neste emaranhado de pontes, parece-me que temos a D, Luís I, mas não entendo o que faz parte da D. Maria II... Mas pontes à parte, a luz criou um ambiente mágico nessa zona, de uma cidade que adoro.
P.S. fiquei arrepiada ao pensar numa ponte de barcas...

02
S
Steven
em 2020-04-24 13:49:27

A nice composition highlighting the web of structural members! Great history lesson as well.

03
M
Manu
em 2020-04-24 20:34:43

Gostei de saber a história das pontes.
Já vivi no Porto, acho que já fotografei todas elas, mas nunca me lembro dos nomes.
Esta luz, cor e perspectiva ficaram fantásticas :)

04
W
Willem
em 2020-04-24 21:10:13

A beautiful photo in these sepia colors, a good choice, also a attractive viewpoint.

05
O
Omar
em 2020-04-25 15:49:19

Strong picture! Great lights and scenery, could be the setting of a crime movie.

06
O
Olivier
em 2020-04-25 16:46:34

I love this light, great photo

07
Q
Questiuncas
em 2020-04-26 02:21:29

Excelente enquadramento, composição, cor, etc, etc.
Se no meu blog tivesse a rubrica "Escolha da semana" pelo menos durante 1 mês já estava escolhida a fotografia.

08
O
Omid
em 2020-04-28 19:57:43

such beautiful composition & lights!
Amazing bridge.

09
D
Dida
em 2020-05-01 19:01:04

Gosto dos tons. Gosto do Porto. Adoro a ponte Luís I

10
R
Roadrunner
em 2020-05-02 12:04:17

Era uma ponte fraquinha essa do Pênsil, só durou 30 anos.
Esta, pelos vistos veio para ficar.

11
L
Lis
em 2020-05-02 19:55:49

Gosto de pontes_me lembra idas e voltas rs
Essa, em particular ficou na memória de um dia chuvoso e a visão e admiração feliz dessa paisagem colorida que sempre me atraiu.
Obrigada pelo texto que ajuda muito a admirar mais ainda a Ponte.

12
A
Alex
em 2020-05-06 22:16:45

A D O R O...

13
R
Remus
em 2020-05-25 17:26:33

Agradeço a todos as vossas palavras e visitas.

Ana Lúcia: O que faz parte da antiga ponte, são os "pilares" em primeiro plano. Nesta foto, vê-se melhor. Tenho a certeza que também já os retrataste, muito provavelmente, sem o saber.
Steven, Willem, Omar, Olivier and Omid: Thank you.
Questiuncas: Dada a ausência de publicações/actualizações no seu blogue, se calhar até ficava quase um ano... :-(