Pontos deVistas

A felicidade nunca sai de moda.

Sem luz de esperança Anterior Seguinte

Sem luz de esperança

       Anterior Seguinte       

  Preto e Branco Black & White    Nikon D90  

A Cica é uma planta dióica (ou seja, existem plantas femininas e plantas masculinas), de origem pré-histórica, com crescimento bastante lento. Faz parte do grupo das gimnospérmicas, ou seja, não tem verdadeiras flores nem verdadeiros frutos.

As «flores» são, na verdade, folhas que passaram a ter a função de reprodução. São castanhas douradas, lanudas e situam-se no centro da planta. São produzidas pelas plantas adultas e produzem grandes sementes ovoides de 3-4 cm.
Os ovários, que ficam protegidos no topo da planta feminina durante a floração, são muito difíceis de serem polinizados, desta forma, praticamente 100% das estruturas com sementes são estéreis. Além disso, as plantas do sexo masculino são raras em cultivo de jardins.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4853

Publicado em: 2023-10-06

Grupo: Preto e Branco #Black&White

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 8

 Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)

 Velocidade do obturador: 1/100 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Memória fugaz de um Outono fugidio Catar feijão Ignorância a que não alumiou o discurso Peças de barro Somos herdeiros da maresia Se regressar Pantaleão Está-se bem Estamos no Minho O que lucrou a espécie humana? O que alumia Verdes são os campos Que é? Associado à temporada Sem falta de luz Graça dessa luz Turismo do mar Tua gota de água Liberdade ou Vontade O Lidador

  Escolha da semana

Estive a carregar baterias e sem tempo para fazer a escolha desta semana.
;-)

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2023-10-06 18:19

Beautiful black and white, fine sharpness and details as well.

02
S
Steven
em 2023-10-06 18:59

Splendid clarity and light on this visually attractive plant! Interesting facts as well. One wonders how this survives. :-)

03
M
Manu
em 2023-10-06 20:12

Aqui há luz e esperança, mesmo que as do sexo masculino sejam estéreis.
Tive de ir ver o que é uma Cica, afinal é uma palmeira que o Remus transformou numa bela foto a P&B.

04
A
Ana Lúcia
em 2023-10-07 08:38

Cica, um fóssil vivo, que conviveu com os dinossauros e acompnha-nos hoje no nosso dia-a-dia em muitas cidades.
Confesso que não vejo nenhuma aqui naminha cidade... Existiam em Coimbra...
A tua ficou majestosa, com uma entrada digna de uma estrela de cinema.

05
L
Lis
em 2023-10-08 14:28

Muito bonita, Remus
Gostaria até de vê-la a cores. acho que não conheço.
Se são de jardim deve ser tipo palmeira ornamental.
beijinhos

06
R
Roadrunner
em 2023-10-15 18:30

Nunca ouvi falar, nem me parece uma planta particularmente interessante, pelo menos para mim que sou um autêntico cepo na matéria. 🥴

07
R
Remus
em 2023-12-11 19:34

Muito obrigado pelas vossas visitas e comentários. Ambos são sempre muito importantes.

Willem and Steven: Thanks.