Não há certezas sobre a data de nascimento de Nuno Álvares Pereira, mas alguns historiadores defendem que nasceu em 24 de junho de 1360.
Durante a crise de 1383, causada pelo morte sem descendentes directos de D. Fernando, Nuno Álvares Pereira assume o comando do exército português e inflige duras derrotas aos espanhóis em Atoleiros e Aljubarrota, assegurando a independência de Portugal e a coroa para D. João I.
Pelos seus serviços, o rei deu-lhe títulos e terras. Ficou senhor de quase metade de Portugal. Num período mais tardio da sua vida, distribui todos os seus bens e abraça a vida religiosa.
Entrou na Ordem do Carmo em 1423, no Convento do Carmo em Lisboa, que mandara construir como cumprimento de um voto. Percorria as ruas de Lisboa e distribuía esmolas a quem precisava. No convento tinha um grande caldeirão usado pelos seus homens nas campanhas militares, onde se faziam refeições para os pobres. Estas ações levaram o povo a chamá-lo de «Santo Condestável». Faleceu a 1 de Novembro de 1431. A 26 de Abril de 2009 foi canonizado pelo papa Bento XVI, como S. Nuno de Santa Maria.
Informação técnica
Fotografia N.º: 4984 Publicação:2024-03-13 Grupo:Geral Câmara:Nikon D90 Abertura: f 9 Distância focal: 26 mm (35mm equiv.: 39 mm) Velocidade do obturador: 1/400 sec Flash: Não Disparado
Mais fotografias