Pontos deVistas

Tente ser um arco-íris na nuvem de alguém.

Ruelas do passado Anterior Seguinte

Ruelas do passado

       Anterior Seguinte       

  Urbanismos Urbanism    Nikon D90  

Calçamento desnivelado... areia e pedras desencontradas.
Assim eram, margeadas de postes coroados de abajures,
luzes amareladas... noites turvadas contrastando com as atuais iluminadas.
Liberdade sem medo havia seriedade no educar da infância à puberdade.

Alinhamento sem gabarito, pois ignoravam o "teodolito".
Jogos inocentes praticados nestes espaços desatados pelos então adolescentes
Eram puros, mesmos com fácil visão... das "estreitas",
pais e mães nos janelões a espreitas.

Pés ao natural... sem a vestimenta quotidiana atual.
Com este desvelar a agilidade aflorava, tornando-os mais ariscos,
libertando-os a saltitar, como a leveza dos irracionais em liberdade campal.

Hoje o descompasso é como bailado sem som adequado,
pureza distanciada daquela sociedade hierarquizada.
Já não mais alcançamos a paz anterior,
apagaram sem sentimentos e temor, os "ternos"... amor e pudor.

Foram-se aqueles iluminares enternecidos por onde o caminhar não produzia ruídos,
Perdeu espaço para estes passos... agora com os pés revestidos,
tirando-lhes o irmanar terra homem... porque "deixaram-se" e não mais querem se tocar.

Poema «Ruelas do passado» de Abraão Leite Sampaio, in "Livro de Ouro da Poesia Brasileira Contemporânea - Ano 2011".

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5183

Publicado em: 2024-11-10

Grupo: Urbanismos #Urbanism

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4

 Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)

 Velocidade do obturador: 1/60 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Humidade & Evaporação Três pretendentes Foram apanhados Triangular Guardião de segredos do passado Por entre vinhedos Submergir Placidez de um lago Exaltação do mínimo Environment Chaminé está limpa Dorme ou suspira? Condição com base biológica Delfínios Sempre preparados O Portal Interdimensional Simplicidade repetitiva Vida sem fumo Água corre para a água «Lilium Longiflorum»

  Escolha da semana

Existe um olhar by Manu: Quentes e boas... sardinhas
Existe um olhar by Manu: Quentes e boas... sardinhas

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
S
Steven
em 2024-11-11 00:38

A splendid view. But these towering façades really exude a claustrophobic feeling. I might have to lose a few pounds to freely pass through. :-) Rain water must come down those downspouts really fast.

02
M
Mvdfotokraam
em 2024-11-11 08:05

A very nice narrow view in Mediterranean style

03
E
Elisa Fardilha
em 2024-11-11 08:39

Belíssimo olhar, soberbamente legendado!
Adorei a foto!
Beijinho, Remus. 😘

04
M
Manu
em 2024-11-11 13:34

Uma ruela muito bonita! Há muitas nosso país o que o nosso cantinho mais bonita :P

05
A
Ana Lúcia
em 2024-11-11 16:26

Oh!!! Que claustrofobia!!! SOCORRO!!!
:) Maravilhosa ruela.

06
W
Willem
em 2024-11-11 19:51

Photographed from a beautiful point of view this narrow alley.

07
J
Janita
em 2024-11-11 20:38

Jesus!! Só de olhar me fala o ar... logo eu que sofro de claustrofobia aguda!! :D
Aposto que o Remus teve que passar por essa ruela colocando-se de lado... e se fosse o Vasco Santana nem assim por lá passaria. :P
Mas está um must essa foto, lá isso está. ;)

08
H
Harry
em 2024-11-12 01:02

an alley only for the thin

09
R
Roadrunner
em 2024-11-12 10:59

Uma fenda com história, muito provavelmente no norte, a avaliar pelo tipo de construção.

10
Q
Questiuncas
em 2024-11-14 13:12

Gosto muito deste tipo de fotografias tiradas a becos, ruelas e vielas.
A cor da foto também é do meu agrado.
O Remus também devia apresentar esta foto, mas tirada à noite.
Escusa vir com desculpas, o Remus já deveria saber dos gostos dos seus prezados leitores.

11
R
Remus
em 2024-12-06 20:06

Estou grato pelos vossos comentários. Eles são sempre muito importantes.

Steven, Mvdfotokraam, Willem and Harry: Many thanks.
Janita: E quem lhe disse que eu passei!? Eu só fotografei... de longe. :-D
Questiuncas: E vir de lá sem um rim ou sem o testículo esquerdo? A noite no Porto já não é o que era... :-S