Pontos deVistas

A felicidade nunca sai de moda.

Três menos cinco Anterior Seguinte

Três menos cinco

       Anterior Seguinte       

  Urbanismos Urbanism    Nikon D90  

Naquela tarde nublada, o silêncio pairava sobre a praça e apenas os passos apressados do senhor Anacleto ecoavam nas escadas da igreja. Subia com urgência, com aquela urgência dramática que só os reformados conseguem atribuir a pequenas missões, como ir perguntar ao padre se a missa ia ser com órgão ou só com CD.

Mas, ao levantar os olhos, ficou paralisado:
Três menos cinco?! Mas a missa é às três! Estou atrasado cinco minutos!!

Num misto de pânico e de indignação contra os ponteiros do relógio, correu escadas acima como quem vai evitar uma catástrofe. Chegado lá cima, a arfar como um acordeão velho, entrou disparado pela igreja adentro, atravessou o átrio e atirou-se para o primeiro banco livre. Fez o sinal da cruz tão rápido que quase bateu na testa com a própria mão.

Silêncio.

Olhou em volta. Só havia duas senhoras a rezar o terço... e um senhor meio a dormir encostado a um pilar.
De repente, vê o sacristão a passar e pergunta aflito:
— A missa já começou?!
O sacristão, com ar calmo, responde:
— Não, senhor Anacleto... hoje é segunda-feira. Não há missa.

E foi nesse momento que o senhor Anacleto percebeu que, mais do que atrasado, estava adiantado um dia inteiro.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5397

Publicado em: 2025-07-22

Grupo: Urbanismos #Urbanism

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4.5

 Distância focal: 50 mm (35mm equiv.: 75 mm)

 Velocidade do obturador: 1/800 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

«Lagenaria Siceraria» Rituais Devo à paisagem Num só clique podemos criar uma memória O visitante Pacientemente à espera Caminho errado Criaturas de Verão Boca do monstro Até da sombra H juntou-se ao O De que são feitos os dias? Visita de estudo O de Sesimbra Veteranos da evolução «Mustela Putorius Furo» Limarás a tua esperança Invólucro protector Barroco, rococó e neoclássico Esta gente

  Escolha da semana

Estive a carregar baterias e sem tempo para fazer a escolha desta semana.
;-)

  Comentários

Existem 6 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
E
Elisa Fardilha
em 2025-07-23 10:55

Belíssima composição usada com mestria, dando destaque ao relógio.
Adorei o (teu)texto humorístico com que a legendaste.
Beijinho e óptimo dia, Remus. 😘

02
M
Manu
em 2025-07-23 15:00

Gostei muito da fotografia.
O diálogo está muito engraçado e fez-me sorrir.

03
L
Lis
em 2025-07-23 19:58

Oi Remus
Gostei do 'ponto de vista' que deu ao conto.
e como pedistes voltei rapidinho ao convívio dessa gente boa do lado de lá.. vou chegando mais devagar e volto para ver o que fizestes na minha ausência... não gosto de perder teus passos... rsrs
beijinhos ( o p&b resultou bem no relógio )

04
H
Harry
em 2025-07-24 01:11

three o'clock is a weird time for mass, even on Sunday, but even so, he could consider himself 6 days early

05
R
Roadrunner
em 2025-07-24 12:34

5 para as 3. 😁

p.s.: agora sim, isto está bem afinadinho, até dá gosto comentar! 😜

06
R
Remus
em 2025-08-20 15:17

Uma coisa é certa, os vossos comentários e visitas sobem sempre o meu ânimo. Obrigado!

Harry: Thank you very much.