Pontos deVistas

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Quem sofre mais? Anterior Seguinte

Quem sofre mais?

       Anterior Seguinte       

  Paisagens Landscapes    Nikon Coolpix L29  

  • «Sofre mais aquele que espera sempre do que aquele que nunca esperou ninguém? »

Esta é uma pergunta sobre a natureza da esperança e a forma como ela molda o sofrimento humano.

Quem espera, carrega sempre em si a chama persistente da esperança. Mas essa esperança constante torna-se, muitas vezes, um terreno fértil para a desilusão. A cada ausência, a cada promessa não cumprida, o sofrimento renova-se.

Por outro lado, aquele que nunca esperou ninguém, poderá não saber o que é o desapontamento. Mas não será essa ausência de expectativa uma ausência de afeto? Talvez sofra com a solidão, com a falta de ter algo para esperar.

Será que é preferível sofrer por esperar demais ou por não esperar nada? Será que viver intensamente com as dores da esperança, não será mais humano do que o vazio da indiferença?
As respostas variam de pessoa para pessoa. Cada um de nós é que saberá o que valoriza mais na vida.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5396

Publicado em: 2025-07-21

Grupo: Paisagens #Landscape

 Câmera: Nikon Coolpix L29

 Abertura: f 5.5

 Distância focal: 17.6 mm (35mm equiv.: 95 mm)

 Velocidade do obturador: 1/250 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Linha do canivete nos troncos A primeira Testemunha silenciosa Nem as janelas «Mustela Putorius Furo» Oheide De que são feitos os dias? Nunca fazer o que não quer A ave rápida na água Se estiveres no caminho «Threskiornis Aethiopicus» Convívio e desconvívio Foi bonito Rede de ilusões e desenganos Aqui podia morar gente Arabescos de espera e vigília Entre o orgulho e a hipotermia Quadrilha Mistério abominável Sala 1 Z-U

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa
Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa

  Comentários

Existem 8 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
R
Roadrunner
em 2025-07-21 22:43

O melhor é nenhuma das duas.

02
H
Harry
em 2025-07-22 04:23

they have found a fine place to sit and debate the question

03
M
Manu
em 2025-07-22 11:04

Para mim o melhor sempre esperança que algo de bom pode acontecer.
Junto ao mar podem sempre vir novas ideias, que geralmente são de paz.

04
W
Willem
em 2025-07-22 17:35

Beautiful with those two people in the chosen composition, a nice overview photo.

05
A
Ana Lúcia
em 2025-07-22 18:35

Acho que nenhuma das duas. :)
Detesto esperar, mas não ter ninguém por quem esperar... Acho que prefiro esperar... Mas não para sempre. Esperar sentado, como nos ilustras, é mais fácil. ;)

06
A
Ana Lúcia
em 2025-07-22 18:35

Adorei esta nova forma de comentar. Mesmo muito boa! :)

07
E
Elisa Fardilha
em 2025-07-23 10:49

Adorei a tua fotografia.
Uma belíssima paisagem onde saliento os bancos com um casal desavindo, quiçá.

Dependendo do motivo, sou sempre eu que espero.

Beijinho e óptimo dia, Remus. 😘

08
R
Remus
em 2025-08-20 15:16

Obrigado pelo vosso apoio. Ele é fundamental para a continuação deste projecto.

Harry and Willem: I appreciate your comments.