Pontos deVistas

A felicidade nunca sai de moda.

Esciofobia Anterior Seguinte

Esciofobia

       Anterior Seguinte       

  Grafismos Graphics    Nikon Coolpix L29  

Esciofobia é o medo de sombras.

Uma fobia nem sempre é uma doença em si. Pode ser um sintoma de outra causa subjacente – geralmente um transtorno mental. De qualquer forma, o medo sentido por pessoas que têm fobia é completamente diferente da ansiedade comum.

Por isso existe uma grande diferença entre o medo e a fobia. O medo, por si só, é uma reação psicológica e fisiológica que surge em resposta a uma possível ameaça ou situação de perigo. Já a fobia não segue uma lógica e, nesses casos, é incoerente com o perigo real que aquilo representa. Uma fobia acaba por ser um medo exagerado.

Série: 5 fotografias, 5 fobias: 1 de 5.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4444

Publicado em: 2022-05-17

Grupo: Grafismos #Graphic  #5fotografias

 Câmera: Nikon Coolpix L29

 Abertura: f 12.3

 Distância focal: 10.3 mm (35mm equiv.: 56 mm)

 Velocidade do obturador: 1/80 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Viver em abertura Flores do campo Pago os meus impostos Fecho Quando a chama se ateia É na terra O lugar não significa nada Para beber um curso de água O Zé é tudo ◠◡◠◡◠◡◠◡ Saúde dos insectos Curiosidade pelo proibido O belo, o feliz e o emplastro Feita de maresia Em rogação Como a maioria das pessoas o encara Há muitos, muitos anos Homem, vazio e amar Tempo deles Fazer como se nada houvesse para fazer

  Escolha da semana

Estive a carregar baterias e sem tempo para fazer a escolha desta semana.
;-)

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2022-05-17 12:14

"Pode ser um sintoma de outra causa subjacente – geralmente um transtorno mental."
Transtorn... Então eu que tenho pavor montanhas russas e afins tenho um transtorn...
Não volto aqui. Estou a ser insultada!!! Onde é que já se viu, o nosso Remus, que sabe tudo, agora arranjou maneira de nos insultar de forma inteligente!!!!???
Esta fotografia não merecia este texto. Vê-se perfeitamente que esta é a sombra de um Mumakil.

02
S
Steven
em 2022-05-17 12:32

I thought this was going to be a phobia of stepping on the white cobblestones. :-)

03
W
Willem
em 2022-05-17 17:26

Brilliant with that perfect shadow effect.

04
L
Lis
em 2022-05-17 18:32

Quando o sol vem castigando, nada melhor que uma sombra,
Gosto delas, Zero fobia de nada. Remus
E a foto é show! Um bonito olhar!
Já passei pelo seu aeroporto e estou na minha casinha brasileira, rs
Tentando conciliar o sono com novos horários, novos costumes, novas paisagens. E vamos a luta!
meu abraço e carinho

05
M
Manu
em 2022-05-18 09:51

Esciofobia? Uma fobia?
Tive de estar a pensar se tenho alguma e não é que descobri que tenho pavor de mergulhar na água do mar?!
E o Remus? Tem alguma?
Gostei desta sombra na calçada.

06
L
L Reis
em 2022-05-18 13:11

Estou para aqui a olhar para esta imagem de uma simplicidade desconcertante e com um efeito gráfico tão cativante, enquanto pergunto ao Senhor Lá no Alto se ele não andará distraído demais e se não é altura de tomar providências em relação a pessoa que vêem o mundo desta maneira.
Quanto às fobias, tenho uma mesmo muito aguda e paralisante (osgas) e várias moderadas. A julgar pelo texto, o meu transtorno mental deve ser bem grande o que não me admira nada.

07
O
Omar
em 2022-05-22 14:48

Oh no, this is a hard phobia, even if you a photgrapher, you need shadows...
anyhow nice shot

08
R
Roadrunner
em 2022-05-29 22:12

Isto parece quase uma fobia estilo Boavista.

09
R
Remus
em 2022-08-09 21:20

Estou grato pelos vossos comentários. Eles são sempre muito importantes.

Ana Lúcia: Em termos médicos, se calhar tens. Tens que avaliar isso. :-D
Steven, Willem and Omar: I appreciate your comments.
Manu: Terei alguns graus de fobia, mas provavelmente a pior será a acrofobia. ;-)
L Reis: Medo de osgas?! Coitadinhas. Elas não fazem mal nenhum. Isso quer dizer que tem mais medo a osgas do que a serpentes? :-S

10
L
L Reis
em 2023-01-09 17:06

Quando me aparecer uma serpente pela frente logo se vê. Já as osgas andam por aí livremente como se isto fosse tudo delas. E eu paraliso, literalmente, mesmo que a dita esteja longe. Alguém que consegue chamar “coitadinha” a este bicho do inferno, precisa de rever a sua maneira de estar no mundo!

11
R
Remus
em 2023-01-09 20:03

L Reis: As osgas são fofinhas.Tenho que ver se consigo encontrar alguma e fotografar. :-D :-P