Pontos deVistas

O mundo é redondo, mas dentro dele cabem muitas bestas quadradas.

Tempo deles Anterior Seguinte

Tempo deles

       Anterior Seguinte       

  Comestíveis Edibles    Nikon D90  

Já apresentei por aqui algumas fotografias destes frutos, mas quem chama a este fruto de nêspera, está a chamar incorrectamente.
As nêsperas e este fruto são diferentes, pelo que devem ser designados de modo diferente.

A nêspera [nespereira-europeia (mespilus germanica)] quando está no ponto de ser comido, tem uma textura mole com um aspecto a sugerir podridão (mas é só sugestão), e um sabor único, um pouco ácido e a fazer lembrar a maçã. Os caroços são pequenos e não são lisos.

Já este fruto [nespereira-do-japão (eriobothrya japonica)], quando maduro é doce, ligeiramente ácido. Tem a pele amarela e cinco grandes caroços castanhos completamente lisos.
Aqui no norte de Portugal é um fruto conhecido por magnório. No Brasil chamam-lhe ameixa-amarela ou por ameixa-japonesa; nos Açores chamam-lhe mónica; os ingleses chamam-le loquat ou japanese medlar, os franceses nèfle du Japon, os alemães japanische mispel, os espanhóis nispero japonés ou nispero do japón.

Apesar de tudo, se lhe quiserem continuar a chamar de nêspera, façam favor de ser mais rigorosos e dizer nêspera japonesa. Porque nêspera é o fruto da outra árvore.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4463

Publicado em: 2022-06-09

Grupo: Comestíveis #Edible

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5.6

 Distância focal: 31 mm (35mm equiv.: 47 mm)

 Velocidade do obturador: 1/200 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

É na terra Três pedaços de tempo Quatro condições de loucura No nosso mundo azul Carpofobia Força que há na luz Pago os meus impostos Sensibilidade da begónia Em barroco final Moai Alcançar a próxima Quando o amarelo não se espalha pelo ar Portas, pobre, melões e dar Máfia Luta pelos figos Curiosidade pelo proibido Glóbulos Na praia desolada Onda ou partícula? Tenho leito

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded - I'm sleepy...
Arco-Íris Reloaded - I'm sleepy...

  Comentários

Existem 8 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2022-06-09 15:41

Interesting text and photo, never seen or heard of before.

02
L
Lis
em 2022-06-09 17:31

Sim Remus, aqui conhecemos como ameixa-amarela e não são muito apreciadas. É fruto de quintal. Quase não vemos nos mercados.
É suculenta, um pouco picante e serve mais para geleias.
Boa colheita essa!

03
M
Manu
em 2022-06-10 10:28

Que bela colheita fotográfica! :)

04
S
Steven
em 2022-06-10 12:33

I hear a lot about this fruit, but I don't see it at our regular grocery stores. I may have to go to a nearby store specializing in fruits and vegetables. I wonder what they will call it? ;-)

05
A
Ana Lúcia
em 2022-06-12 12:28

Que seja nêspera japonesa!!! A minha avó tinha uma árvore gigante que dava quilos e quilos... noutros tempos até gostava, bem docinhas. Agora tudo mudou, a árvore morreu e a minha avó...
Delicia-te.

06
R
Roadrunner
em 2022-06-13 18:55

Fico com os dois. Pode ser 1kg de cada!

07
L
L Reis
em 2022-06-14 15:13

Olha agora! Então se eu disser "nêspera japonesa" já está tudo bem e se eu disser só nêspera já está tudo mal? Mas agora tenho que me andar a preocupar com a nacionalidade da fruta ou então dizer que estou a comer Mónicas ou Magnórios ou Nèfles du Japon? Mas é que me recuso! Vou-me agarrar à minha ignorância e poupar as senhoras da praça ao descalabro: "Queria 0,5 Kg de japanische mispel, se faz favor"... é que se está mesmo a ver para o lugar que me iam mandar... e com toda a razão!
Nota:
1. Reparo que estes nisperos japonés estão incólumes e num pratinho azul. Suponho que estão à espera de serem trincados, antes de irem para a cesta
2. Reparo que apesar dos pratos de loquat que tem para aqui apresentado, nem uma amostra me chegou pelo correio.
3. Reparo e tomo noto... um dia destes, vamos ter que ter uma conversa muito séria!

08
R
Remus
em 2022-09-08 21:26

Estou grato pelos vossos comentários. Eles são sempre muito importantes.

Willem: Thanks.
Lis: Por aqui também acho que é raro encontra-las à venda. Só mesmo se for num sítio onde se venda produtos directamente do agricultor.
Steven: I don't know, but isn't it Loquat?
Ana Lúcia: É deliciar enquanto é possível, porque tudo na vida muda. :-S
L Reis: E eu noto e realço que sou constantemente "bullyingado" pela L Reis, e é por isso que nunca recebe nada no correio. :-D :-P