Pontos deVistas

O maior erro dos "espertos" é achar que podem fazer todos de otários.

Tempo deles Anterior Seguinte

Tempo deles

       Anterior Seguinte       

#Edible

Já apresentei por aqui algumas fotografias destes frutos, mas quem chama a este fruto de nêspera, está a chamar incorrectamente.
As nêsperas e este fruto são diferentes, pelo que devem ser designados de modo diferente.

A nêspera [nespereira-europeia (mespilus germanica)] quando está no ponto de ser comido, tem uma textura mole com um aspecto a sugerir podridão (mas é só sugestão), e um sabor único, um pouco ácido e a fazer lembrar a maçã. Os caroços são pequenos e não são lisos.

Já este fruto [nespereira-do-japão (eriobothrya japonica)], quando maduro é doce, ligeiramente ácido. Tem a pele amarela e cinco grandes caroços castanhos completamente lisos.
Aqui no norte de Portugal é um fruto conhecido por magnório. No Brasil chamam-lhe ameixa-amarela ou por ameixa-japonesa; nos Açores chamam-lhe mónica; os ingleses chamam-le loquat ou japanese medlar, os franceses nèfle du Japon, os alemães japanische mispel, os espanhóis nispero japonés ou nispero do japón.

Apesar de tudo, se lhe quiserem continuar a chamar de nêspera, façam favor de ser mais rigorosos e dizer nêspera japonesa. Porque nêspera é o fruto da outra árvore.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4463
Publicação: 2022-06-09
Grupo: Comestíveis
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 5.6
Distância focal: 31 mm
Velocidade do obturador: 1/200 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

O mar escuta Esciofobia Aeroacrofobia Nostofobia Já se foi! Portas, pobre, melões e dar Não te enganes no caminho Questão de estilo

  Escolha da semana

Digit@l Pixel: Espelhos na cidade
Digit@l Pixel: Espelhos na cidade

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
WLMSARL
01
W
Willem
em 2022-06-09 15:41:34

Interesting text and photo, never seen or heard of before.

02
L
Lis
em 2022-06-09 17:31:29

Sim Remus, aqui conhecemos como ameixa-amarela e não são muito apreciadas. É fruto de quintal. Quase não vemos nos mercados.
É suculenta, um pouco picante e serve mais para geleias.
Boa colheita essa!

03
M
Manu
em 2022-06-10 10:28:42

Que bela colheita fotográfica! :)

04
S
Steven
em 2022-06-10 12:33:36

I hear a lot about this fruit, but I don't see it at our regular grocery stores. I may have to go to a nearby store specializing in fruits and vegetables. I wonder what they will call it? ;-)

05
A
Ana Lúcia
em 2022-06-12 12:28:50

Que seja nêspera japonesa!!! A minha avó tinha uma árvore gigante que dava quilos e quilos... noutros tempos até gostava, bem docinhas. Agora tudo mudou, a árvore morreu e a minha avó...
Delicia-te.

06
R
Roadrunner
em 2022-06-13 18:55:43

Fico com os dois. Pode ser 1kg de cada!

07
L
L Reis
em 2022-06-14 15:13:48

Olha agora! Então se eu disser "nêspera japonesa" já está tudo bem e se eu disser só nêspera já está tudo mal? Mas agora tenho que me andar a preocupar com a nacionalidade da fruta ou então dizer que estou a comer Mónicas ou Magnórios ou Nèfles du Japon? Mas é que me recuso! Vou-me agarrar à minha ignorância e poupar as senhoras da praça ao descalabro: "Queria 0,5 Kg de japanische mispel, se faz favor"... é que se está mesmo a ver para o lugar que me iam mandar... e com toda a razão!
Nota:
1. Reparo que estes nisperos japonés estão incólumes e num pratinho azul. Suponho que estão à espera de serem trincados, antes de irem para a cesta
2. Reparo que apesar dos pratos de loquat que tem para aqui apresentado, nem uma amostra me chegou pelo correio.
3. Reparo e tomo noto... um dia destes, vamos ter que ter uma conversa muito séria!