Os peixe-palhaço serão dos peixes mais facilmente reconhecíveis. Mas em termos científicos, existe o verdadeiro peixe-palhaço (Amphiprion percula) e o falso peixe-palhaço (Amphiprion ocellaris). Mas popularmente, praticamente todos os exemplares deste género (Amphiprion) são designados por peixe-palhaço. De uma forma geral, estes peixes possuem entre sete a quinze centímetros de comprimento, sendo que o comprimento é 2,5 vezes a altura do corpo. Dependendo das espécies, o peixe-palhaço apresenta cores que variam entre o preto, laranja, amarelo e o vermelho, que podem ser acompanhados por pintas e riscas.
O peixe-palhaço falso (Amphiprion ocellaris) é caracterizado por uma tonalidade amarelo ou laranja e três riscas brancas, sendo que a risca do meio é mais larga para a dianteira. O verdadeiro peixe-palhaço (Amphiprion percula) é praticamente igual ao outro, com a diferença de possuir riscas negras finas entre cada risca branca. As barbatanas são, em ambas as espécies, delimitadas a negro.
Deixo ao vosso critério descobrir qual das espécies está retratada na fotografia. :-P
Informação técnica
Fotografia N.º: 3738 Publicação:2019-12-28 Grupo:Fauna Câmara:NIKON D90 Abertura: f 5 Distância focal: 75 mm (35mm equiv.: 113 mm) Velocidade do obturador: 1/25 sec Flash: Não Disparado
Mais fotografias