Pontos deVistas

Não sou indeciso, só tiro 300 fotografias para depois escolher uma.

Três menos cinco Anterior Seguinte

Três menos cinco

       Anterior Seguinte       

  Urbanismos Urbanism    Nikon D90  

Naquela tarde nublada, o silêncio pairava sobre a praça e apenas os passos apressados do senhor Anacleto ecoavam nas escadas da igreja. Subia com urgência, com aquela urgência dramática que só os reformados conseguem atribuir a pequenas missões, como ir perguntar ao padre se a missa ia ser com órgão ou só com CD.

Mas, ao levantar os olhos, ficou paralisado:
Três menos cinco?! Mas a missa é às três! Estou atrasado cinco minutos!!

Num misto de pânico e de indignação contra os ponteiros do relógio, correu escadas acima como quem vai evitar uma catástrofe. Chegado lá cima, a arfar como um acordeão velho, entrou disparado pela igreja adentro, atravessou o átrio e atirou-se para o primeiro banco livre. Fez o sinal da cruz tão rápido que quase bateu na testa com a própria mão.

Silêncio.

Olhou em volta. Só havia duas senhoras a rezar o terço... e um senhor meio a dormir encostado a um pilar.
De repente, vê o sacristão a passar e pergunta aflito:
— A missa já começou?!
O sacristão, com ar calmo, responde:
— Não, senhor Anacleto... hoje é segunda-feira. Não há missa.

E foi nesse momento que o senhor Anacleto percebeu que, mais do que atrasado, estava adiantado um dia inteiro.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5397

Publicado em: 2025-07-22

Grupo: Urbanismos #Urbanism

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4.5

 Distância focal: 50 mm (35mm equiv.: 75 mm)

 Velocidade do obturador: 1/800 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

De que são feitos os dias? A caminho da maturação Nuvem veio e o sol parou Poeticamente ambígua Anteras & filamentos Curiosa e pouco tímida Gaiolas marinhas Quem vai à festa Duro e espinhoso Convívio e desconvívio Contorno e prossigo Sei a verdade e sou feliz Mão marota Fonte dos Castelos Décima milionésima parte Poldras Prima da Serra da Estrela Se estiveres no caminho Chega de mansinho Dança geométrica

  Escolha da semana

Existe um olhar by Manu: Teia
Existe um olhar by Manu: Teia

  Comentários

Existem 6 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
E
Elisa Fardilha
em 2025-07-23 10:55

Belíssima composição usada com mestria, dando destaque ao relógio.
Adorei o (teu)texto humorístico com que a legendaste.
Beijinho e óptimo dia, Remus. 😘

02
M
Manu
em 2025-07-23 15:00

Gostei muito da fotografia.
O diálogo está muito engraçado e fez-me sorrir.

03
L
Lis
em 2025-07-23 19:58

Oi Remus
Gostei do 'ponto de vista' que deu ao conto.
e como pedistes voltei rapidinho ao convívio dessa gente boa do lado de lá.. vou chegando mais devagar e volto para ver o que fizestes na minha ausência... não gosto de perder teus passos... rsrs
beijinhos ( o p&b resultou bem no relógio )

04
H
Harry
em 2025-07-24 01:11

three o'clock is a weird time for mass, even on Sunday, but even so, he could consider himself 6 days early

05
R
Roadrunner
em 2025-07-24 12:34

5 para as 3. 😁

p.s.: agora sim, isto está bem afinadinho, até dá gosto comentar! 😜

06
R
Remus
em 2025-08-20 15:17

Uma coisa é certa, os vossos comentários e visitas sobem sempre o meu ânimo. Obrigado!

Harry: Thank you very much.