Pontos deVistas

O trabalho mais duro do mundo - é não fazer nada.

Símbolo da resistência do povo Anterior Seguinte

Símbolo da resistência do povo

       Anterior Seguinte       

#Landscape

A barragem do Vilarinho das Furnas foi inaugurada a 21 de maio de 1972, no rio Homem, na região do Gerês. O objectivo da construção da barragem era fornecer água potável para a cidade de Braga e para outras localidades do Minho, além de produzir energia elétrica.

No entanto, a construção da barragem teve um impacto significativo sobre as comunidades locais, especialmente sobre a aldeia de Vilarinho das Furnas, que precisou ser submersa pelas águas da albufeira. A aldeia, que contava com cerca de 300 habitantes, era conhecida por sua arquitetura típica e pelas tradições locais, como a produção de linho e a pesca.

Apesar das tentativas de realocação da população, muitos dos antigos moradores de Vilarinho das Furnas recusaram-se a deixar suas terras e pertences, o que tornou a história da barragem do Vilarinho das Furnas um símbolo da resistência e da luta das comunidades locais pelos seus direitos.

Pelo conjunto de toda a aldeia e respectivos terrenos de cultivo, ofereceu a Companhia Portuguesa de Electricidade, a entidade construtora da barragem, nada mais nada menos que 20.741.607 escudos, o que equivale a 5 escudos por metro quadrado, incluindo as casas. Se excluirmos as habitações e outras construções, foi pago meio escudo por cada metro quadrado de Vilarinho, o equivalente ao custo de meia sardinha, a preços da época.
Agora, cada um de vós pense por si se acha isso justo ou não.

Em relação a esta panorâmica, tomei a decisão de a publicar com as zonas a preto, que coincidem com as zonas para as quais não fiz fotografias. Optei por as deixar ficar porque não queria perder a árvore no lado direito, nem perder o caminho serpenteante no lado esquerdo. Má ou boa, foi uma opção que fiz. Se é uma opção de artista ou não, isso já não sei.
:-P

Fotografia panorâmica composta por 15 fotografias. Quem quiser vê-la num tamanho ligeiramente maior, faça o favor de clicar aqui: Símbolo da resistência do povo +.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4674
Publicação: 2023-03-02
Grupo: Paisagens
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 5.6
Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)
Velocidade do obturador: 1/500 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Garfos e colheres Espuma de poliuretano Fechado nas suas fronteiras Não querer, desejando Yin e Yang? Cada palavra falada nos trai Fragmentos de existências Local do tesouro escondido

  Escolha da semana

Existe um Olhar - Flamingos na Lagoa de Óbidos
Existe um Olhar - Flamingos na Lagoa de Óbidos

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
SMWARLR
01
S
Steven
em 2023-03-02 22:28:50

An impressive and daunting presence this dam has over the landscape. It is a bit sad knowing the history it has and what it did to a village of people. I run into your predicaments all the time when it comes to panoramas, but I always crop, because it's the first thing viewers criticize. :-(

02
M
Manu
em 2023-03-02 23:36:16

Quando li o que foi dado àquela gente, fiquei triste. Se fosse hoje recebiam uma fortuna. Enfim, outros tempos.
Quanto à foto, acho que se posicionou muito bem. Andou às curvas?
Ficou uma panorâmica deveras interessante.

03
W
Willem
em 2023-03-03 16:56:58

Great photo of this dam.

04
A
Ana Lúcia
em 2023-03-04 09:22:56

Fantástica panorâmica!!!

05
R
Roadrunner
em 2023-03-05 17:20:42

Na Aldeia da Luz, no Alentejo, aconteceu algo idêntico com a Barragem de Alqueva mas para esses habitantes construiram uma nova aldeia.
Com a Barragem da Aguieira também algo parecido.
Enfim, a força do progresso, ou o progresso da força, cada um fará o seu juízo.

06
L
L Reis
em 2023-03-06 20:18:35

Caramba que até parece que uma pessoa tem os olhos ao pé das orelhas, tal a amplitude do que se vê. As sombras em baixo não fazem, quanto a mim qualquer diferença... Já a do céu, acho que faz. Foi mesmo preguicite aguda: aquilo podia ter sido apagado, facilmente, e acho que tinha valido a pena.

07
R
Remus
em 2023-05-15 18:00:25

Agradeço a todos as vossas palavras e visitas.

Steven and Willem: I appreciate your comments.
Manu: Andei às curvas... e sem beber umas boas copadas de vinho verde. :-P
L Reis: Ora essa! E porque é que em cima faz diferença e em baixo não? Isso tem um nome: é discriminação. :-P