Pontos deVistas

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Toda em mármore Anterior Seguinte

Toda em mármore

       Anterior Seguinte       

  Urbanismos Urbanism    Nikon D90  

O Castelo de Beja, embora assente numa fortificação romana, foi mandado construir pelo rei D. Dinis em 1310, e integrava a política régia de reforço da defesa do território de Portugal.

O elemento monumental mais significativo é a imponente Torre de Menagem, com 40 metros de altura, toda construída em mármore, é o símbolo da cidade de Beja, com as suas ameias e o varandim a toda a volta, designado por adarve.

Apresenta um estilo predominantemente gótico, mas durante o séc. XVI fizeram-se obras de melhoramento, em que foram acrescentados elementos manuelinos, como portas e janelas de arco ogival ou em ferradura, e interiores ornamentados com abóbadas polinervadas.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5422

Publicado em: 2025-08-20

Grupo: Urbanismos #Urbanism

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 8

 Distância focal: 18 mm (35mm equiv.: 27 mm)

 Velocidade do obturador: 1/250 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Chega de mansinho H juntou-se ao O Barroco, rococó e neoclássico Invólucro protector O Vigilante «Mustela Putorius Furo» Linha do canivete nos troncos Oheide A caminho da maturação Tricotadeiro Visita de estudo Ela e a janela Moscardos Foi bonito Dança geométrica Aqui podia morar gente O de Sesimbra Esta gente Rituais O visitante

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa
Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2025-08-20 17:35

Nicely photographed from this view point also nice the blue sky.

02
S
Steven
em 2025-08-20 21:02

An impressive PoV of this castle, which stands out beautifully against the refreshing sky!

03
O
Omar
em 2025-08-21 08:07

Strong construction with a nice facade. Funny lonely window in the front.

04
Q
Questiuncas
em 2025-08-21 15:00

Confirmo que D. Dinis foi muito importante para Beja.
E a população ficou muito agradecida a D. Dinis.
Eu próprio também estou muito agradecido a D. Dinis, pois há alguns anos jantei no restaurante D. Dinis (não sei se ele faz parte da administração, se é o CEO, se é o cozinheiro) e comi uns secretos de porco preto divinais.
Obrigado D. Dinis e bolas Remus, fizeste-me lembrar aqueles secretos e agora estou a salivar...

05
M
Manu
em 2025-08-21 16:25

Já visitei este castelo, na altura estava em obras.
Hoje está aqui uma bela obra.
Viva o D. Dinis :P

06
A
Ana Lúcia
em 2025-08-21 23:05

Nunca sequer estive em Beja! Está aqui um trabalho fabuloso de arquitetos e artesãos.

07
E
Elisa Fardilha
em 2025-08-22 09:10

Quando o visitei estava em obras, embora se via que era um belo e sumptuoso castelo.

Captaste a foto com mestria!
Parabéns, Remus!

Beijinho e óptimo dia.
😘

08
H
Harry
em 2025-08-23 02:21

impressive fortification

09
R
Roadrunner
em 2025-08-29 22:09

E com uma bela vista sobre a cidade. 🧐

10
R
Remus
em 2025-09-18 21:18

Estou grato pelos vossos comentários e visitas.

Willem, Steven, Omar and Harry: Thanks.
Questiuncas: Às 15h e já estava a salivar? O almoço desse dia 21 de Agosto de 2025 foi fraco? :-P
Ana Lúcia: Isso tens que resolver. Praticamente já conheces Portugal de lés a lés, pelo que tens que ir a Beja. Leva a Heidi e a Mia contigo. ;-)

11
A
Ana Lúcia
em 2025-09-18 22:12

Elas enjoam e têm pânico de carro. Para irem ao veterinário é sempre um stress. :( O que é uma pena, porque se fosse diferente leva-as comigo de vez em quando.