Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.
Fotografia N.º: 4236
Grupo: Urbanismos #Urbanism
Câmera: Nikon D90
Abertura: f 10
Distância focal: 120 mm (35mm equiv.: 180 mm)
Velocidade do obturador: 1/400 sec
Flash: Não Disparado No flash
E já que o tema é erosão, não posso deixar de falar da Lagoa de Óbidos, onde têm sido feitas as maiores barbaridades para a controlar.
Tiram areia de um lado e colocam noutro, mas o mar contraria as atrocidades que se cometem. Agora colocaram um tubo enorme que aspira a areia para o mar, mas ela volta de novo.
Na foto vêem-se os esporões, Peniche está cheio deles.
Não temos o toque de Midas. :(
Onde intervimos, quase sempre estragamos. Não fomos abençoadas pela integração, não estamos integrados na Natureza... :(
Estas soluções que mostras e referes no texto ajudam num lado e estragam noutro. No centro de tudo está a nossa necessidade em Energia. Ainda não encontramos a solução e não vejo respostas no futuro.
Conheço bem a zona da Costa da Caparica. Sem dúvida que precisa de elevados cuidados.
Bela foto. Cumprimentos.
This problem is not only in Portugal, interesting photo and text.
Muito difícil de gerir, este equilíbrio entre ação e consequência e respetivos limites. Preocupam-me todas as ações com consequências irreversíveis. Preocupam-me todas as necessidades que criámos para nós, todas as coisas que queremos e sem as quais já não ousamos pensar viver. Preocupam-me todas as tentativas de arrepiar caminho que esbarram na inconsciência, nos interesses dos vários poderes ou na ausência de soluções. Preocupa-me a erosão da costa portuguesa e do mundo e que isso seja apenas um, entre os tantos e tão grandes problemas, que temos tido o condão de criar.
A verdade é que somos inesgotáveis na nossa capacidade de destruição o que me leva a crer que, a racionalidade de seres pensantes que nos calhou em sorte, é capaz de não ter sido, afinal, uma grande vantagem.
It is going to get way worse in the coming years.
This is a widespread problem that is also caused by rising sea levels due to climate change.
Esta erosão e esta costa são muito famosas por aqui... 😋
Muito obrigado pelos vossos comentários. Eles são sempre muito apreciados.
Manu: Pois... E assim são geridos os nossos recursos hídricos e financeiros. :-S
Ana Lúcia: A solução se calhar seria voltar aos primórdios, como quando não existia energia eléctrica. Ou então, cada pessoa teria um painel solar e teria de viver somente com a energia que ele criasse e guardasse. São ideias utópicas, bem sei, mas alguma coisa nos próximos tempos vai ter que mudar.
Willem, Michael Rawluk and Omar: Thank you.