Pontos deVistas

Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens.

Erosão da costa Anterior Seguinte

Erosão da costa

       Anterior Seguinte       
«A erosão da costa portuguesa é grave e os efeitos vão piorar.»
Quem o diz não sou eu, são os "especialistas". Mas também na verdade não é preciso ser-se especialista para saber isso. Acho que é um facto visível a olhos vistos.
As áreas mais preocupantes em termos de erosão costeira são também zonas de forte ocupação humana, como as zonas de Espinho até Ovar, a zona do Sul de Aveiro, a zona Sul da Figueira da Foz, a área da Caparica, a zona da Quarteira e de Vale de Lobo até Faro.

A situação não é exclusiva de Portugal e deve-se a vários factores, dos quais se destaca a intervenção humana nos leitos dos rios, nomeadamente barragens que impedem os sedimentos de se deslocarem para a zona costeira.
No caso de Portugal, os ventos predominantemente persistentes de quadrante norte-oeste orientam nesta direcção as ondas. Pelo que quando o mar atinge a costa, na verdade não a atinge de frente, mas um bocadinho de lado, e este movimento é permanente, desgastando a costa e transportando areais de praias de norte para sul, com um valor médio de um milhão de toneladas de sedimentos por ano.
Se os sedimentos dos rios que antes chegavam às praias agora não chegam por causa das barragens, a costa está em constante desgaste.

Solução?
Não há uma resolução definitiva para o problema. O que pode ser feito para minimizar a erosão costeira, passa por alimentar artificialmente as praias com areia e em casos mais graves, construir protecções rígidas, como enrocamentos e esporões, como é o caso do que vemos na fotografia.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4236

Publicação: 2021-09-02

Grupo: Urbanismos #Urbanism

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 10

 Distância focal: 120 mm (35mm equiv.: 180 mm)

 Velocidade do obturador: 1/400 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Sem causa a infância ri Flor do amor Moradas habitadas High Card? Foi ali Grãos de lendas Bar Ná Vim da mourama Eu sou do bando Folha evoluída Vamos para um jardim Letra G Virgíneas faces Multicolor caos Fruto verde Mete o dedo Praia oculta «Graphosoma Lineatum» Todos ao molho Separa os olhos da mercê

  Escolha da semana

Existe um Olhar - Polvilhada com neve
Existe um Olhar - Polvilhada com neve

  Comentários

Existem 9 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
M
Manu
em 2021-09-02 11:10

E já que o tema é erosão, não posso deixar de falar da Lagoa de Óbidos, onde têm sido feitas as maiores barbaridades para a controlar.
Tiram areia de um lado e colocam noutro, mas o mar contraria as atrocidades que se cometem. Agora colocaram um tubo enorme que aspira a areia para o mar, mas ela volta de novo.
Na foto vêem-se os esporões, Peniche está cheio deles.

02
A
Ana Lúcia
em 2021-09-02 12:48

Não temos o toque de Midas. :(
Onde intervimos, quase sempre estragamos. Não fomos abençoadas pela integração, não estamos integrados na Natureza... :(
Estas soluções que mostras e referes no texto ajudam num lado e estragam noutro. No centro de tudo está a nossa necessidade em Energia. Ainda não encontramos a solução e não vejo respostas no futuro.

03
R
Ryk rdo
em 2021-09-02 16:29

Conheço bem a zona da Costa da Caparica. Sem dúvida que precisa de elevados cuidados.
Bela foto. Cumprimentos.

04
W
Willem
em 2021-09-02 19:08

This problem is not only in Portugal, interesting photo and text.

05
L
L Reis
em 2021-09-02 23:07

Muito difícil de gerir, este equilíbrio entre ação e consequência e respetivos limites. Preocupam-me todas as ações com consequências irreversíveis. Preocupam-me todas as necessidades que criámos para nós, todas as coisas que queremos e sem as quais já não ousamos pensar viver. Preocupam-me todas as tentativas de arrepiar caminho que esbarram na inconsciência, nos interesses dos vários poderes ou na ausência de soluções. Preocupa-me a erosão da costa portuguesa e do mundo e que isso seja apenas um, entre os tantos e tão grandes problemas, que temos tido o condão de criar.
A verdade é que somos inesgotáveis na nossa capacidade de destruição o que me leva a crer que, a racionalidade de seres pensantes que nos calhou em sorte, é capaz de não ter sido, afinal, uma grande vantagem.

06
M
Michael Rawluk
em 2021-09-03 02:40

It is going to get way worse in the coming years.

07
O
Omar
em 2021-09-03 13:03

This is a widespread problem that is also caused by rising sea levels due to climate change.

08
R
Roadrunner
em 2021-09-03 17:25

Esta erosão e esta costa são muito famosas por aqui... 😋

09
R
Remus
em 2021-10-13 20:00

Muito obrigado pelos vossos comentários. Eles são sempre muito apreciados.

Manu: Pois... E assim são geridos os nossos recursos hídricos e financeiros. :-S
Ana Lúcia: A solução se calhar seria voltar aos primórdios, como quando não existia energia eléctrica. Ou então, cada pessoa teria um painel solar e teria de viver somente com a energia que ele criasse e guardasse. São ideias utópicas, bem sei, mas alguma coisa nos próximos tempos vai ter que mudar.
Willem, Michael Rawluk and Omar: Thank you.