Pontos deVistas

Quanto maior o número de leis, tanto maior o número de ladrões.

Aqui podia morar gente Anterior Seguinte

Aqui podia morar gente

       Anterior Seguinte       

  Os Outros The Others    Nikon D90  

A crise habitacional, os preços elevados das casas e a dificuldade crescente em encontrar um lugar digno para viver, contrastam com o número de imóveis vazios, fechados e sem utilidade.
São escolas antigas, fábricas desactivadas, moradias senhoriais ou tantos outros blocos devolutos que, com vontade política, investimento público ou privado e alguma criatividade arquitectónica, podiam ganhar nova vida.

Cada janela tapada, cada porta trancada, é um lembrete de que há espaço desperdiçado onde poderiam viver pessoas. Em vez de se desintegrarem em silêncio, os edifícios podiam ser reconvertidos em casas (não em hotéis ou coisa do género), porque aqui, podia mesmo morar gente.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5362

Publicado em: 2025-06-12

Grupo: Os Outros #The Others

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4

 Distância focal: 28 mm (35mm equiv.: 42 mm)

 Velocidade do obturador: 1/1600 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Em forma de dedal Dicogamia #CampoMaiorParaSempre Toda em mármore Verbo intransitivo Apesar de tudo, ainda em pé Poldras «Threskiornis Aethiopicus» De onde veio volta depois A escova dos dentes É o mar Força e equilíbrio de força Lacinhos de azul cintilante Bifurcação A caminho da maturação Diferente dos outros O envergonhado Visita de estudo Uma adaptação As novas árvores

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa
Arco-Íris Reloaded: A morte da rosa

  Comentários

Existem 10 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
J
Janita
em 2025-06-12 15:22

Quem sabe se alguns sem-abrigo não pernoitarão nessas casas?
Por vezes pertencem ao Estado... Enfim!

02
Q
Questiuncas
em 2025-06-12 15:29

Esta é a terceira fotografia seguida a PB.
Não tenho nada contra, até gosto.
Só fico preocupado que seja algum sinal depressivo do Remus, espero bem que não.
Estou mesmo muito muito preocupado, pelo sim pelo não, vou já tomar uns Prozacs.

03
M
Manu
em 2025-06-12 17:06

Infelizmente é assim.
Li uma vez uma vez uma frass que dizia: "tanta casa sem gente e tanta gente sem casa".
Gostei muito do p&b, dá um ar dramático que o tema merece :D

04
W
Willem
em 2025-06-12 17:46

I like this kind of street photography.

05
A
Ana Lúcia
em 2025-06-12 17:51

Concordo inteiramente contigo. A situação está mesmo negra em Portugal. O pb com essas entradas escuras na casa sublinha o problema.

06
R
Roadrunner
em 2025-06-12 19:06

Os tempos estão sombrios para os "okupa"..., e não só... Vivemos mesmo tempos a p&b. Melhor, a preto ou branco.

07
S
Steven
em 2025-06-12 19:22

Splendid tones and contrasts against a sky with wispy clouds! I never thought that it was this dire in Portugal. Perhaps because you always showcase beautiful photos? But I wholeheartedly agree with your sentiments. The problem we seem to have is that the homeless don't want to take advantage of what is offered to them.

08
H
Harry
em 2025-06-13 02:43

I enjoy exploring these decaying abandoned sites. The solutions you propose are always easier when someone else has to pay for and perform the restoration. Some opportunity exists, but is is not simple.

09
M
Mvdfotokraam
em 2025-06-13 15:18

This old building is very beautifully executed in black and white

10
R
Remus
em 2025-07-07 19:43

Obrigado por fazerem parte da família do Pontos de Vistas e por nunca abandonarem esta casa.

Questiuncas: Segundo essa sua avaliação, eu é que andaria com algum sinal depressivo, mas no fim de contas é o Questiuncas que toma os Prozacs? É para prevenção? É para não ser contagiado? :-P :-)
Willem, Steven, Harry and Mvdfotokraam: Thanks.