Pontos deVistas

Mar calmo nunca fez bom marinheiro.

Fachada da Maria Anterior Seguinte

Fachada da Maria

       Anterior Seguinte       

  Urbanismos Urbanism    Pentax P30    Fotografia analógica Film photography  

Ir a Chaves e não comer um pastel de Chaves, é como ir a Roma e não ver o Papa. É algo possível, mas absolutamente... incompreensível.

Locais para os devorar não faltam: basta escolher um local, pedir, pagar e comer... ou, se preferirem viver perigosamente, inverter a ordem.

Neste dia, a bússola da gula apontou para a Pastelaria Maria, onde a fachada florida com vasos de sardinheiras piscava o olho a quem passava.
Lá dentro, pastéis dourados, estaladiços e prontos a desaparecer.
E desapareceram! Com muito gosto.
;-)

Fotografia feita com a máquina analógica Pentax P30 e com um rolo Agfaphoto Vista Plus 200 - ISO 200, expirado em Outubro de 2019 (4 anos e 9 meses antes da fotografia ter sido feita).
Distância focal: 50mm

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5417

Publicado em: 2025-08-14

Grupo: Urbanismos #Urbanism  #filmphoto

 Câmera: Pentax P30

 Abertura:

 Distância focal:

 Velocidade do obturador:

 Flash:

  Mais fotografias

Um poema geológico Criaturas de Verão «Mustela Putorius Furo» Aqui podia morar gente Pré-silêncio Entre o orgulho e a hipotermia Limarás a tua esperança «Sus Scrofa» Uma adaptação Prima da Serra da Estrela Caixote do lixo Estivemos sós na floresta amiga Bifurcação Tricotadeiro A dança das molas Papoila no campo Até da sombra Boca do monstro Desenhos rupestres actuais Sala 1 Z-U

  Escolha da semana

Existe um olhar by Manu: Dia cinzento
Existe um olhar by Manu: Dia cinzento

  Comentários

Existem 11 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
H
Harry
em 2025-08-14 22:19

you make me hungry for something I have never tasted. But if I went to Rome I would not even try to see the pope.

02
C
Claudine/canelle
em 2025-08-15 07:48

Très belle cette facade fleurie

03
M
Manu
em 2025-08-15 11:03

Fiquei a salivar.
Gostei da fachada tão colorida!

04
A
Ana Lúcia
em 2025-08-15 11:32

Nunca fui a Chaves e nunca comi esse pastel. Fui pesquisar e fiquei a saber que se trata de um salgado, com recheio de carne picada. Declaro que não tenho qualquer intenção de provar :) não é o meu tipo de iguaria. Fiquei a saber que agora também há a variedade com recheio a chocolate, mas já não é a mesma coisa, não é?! Já a fachada da Maria é de tirar o fôlego. Mas que riqueza e que requinte, fiquei encantada. Deve ser um local bonito para parar e comer talvez uma Brisa do Tâmega ou um Pastel de Chila. :) Obrigada pela partilha.

05
W
Willem
em 2025-08-15 17:59

A beautiful colorful vertically framed photo in which a person can just be seen.

06
E
Elisa Fardilha
em 2025-08-15 18:35

Apetece cantar:
"É uma casa portuguesa, concerteza..."
Adorei a tua fotografia!
Como sempre, captaste com mestria a colorida e chamativa fachada da casa!
Parabéns, Remus!
5*****.

Beijinho e óptimo feriado. 😘

07
Q
Questiuncas
em 2025-08-18 10:02

Já lá fui.
Já lá fui.
Comprei e comi.
Gostei muito, tanto dos pasteis como da casa.
Só depois é que fui visitar o castelo.

08
R
Roadrunner
em 2025-08-29 22:18

Então penitencio-me, esquartejo-me e excomungo-me, pois já estive em Chaves pelo menos duas vezes e nunca tais pastéis digeri.
Da próxima vez não posso falhar!

09
R
Remus
em 2025-09-15 17:40

Agradeço a todos que visitaram e deixaram comentários nesta fotografia.

Harry and Willem: I am beyond grateful for your comments.
Claudine/canelle: Merci.
Ana Lúcia: Então aposta no de chocolate. Mas eu sou muito mais dado a salgados que a doces... :-P
Questiuncas: Portanto, esta casa tem o selo de recomendação Q, aprovado por Questiuncas. ;-)
Roadrunner: Essa é uma falha grave... :-P

10
A
Ana Lúcia
em 2025-09-18 07:49

:) A sério? Nunca pensei, fazes tantas "birras" pelos xicolates. :D

11
R
Remus
em 2025-09-18 21:28

Ana Lúcia: O que chamas fazer «birras», eu chamo lutar pelos meus direitos. Nunca digo não a xicolates prometidos, mesmo que prefira os salgados aos doces. E de vez em quando, um bom chocolate (seja em que formato for) sabe sempre bem. ;-) :-P