Pontos deVistas

Se o tempo curasse, as farmácias venderiam relógios.

Transmitir imagens à distância Anterior Seguinte

Transmitir imagens à distância

       Anterior Seguinte       

  Objectos Objects    Nikon D90  

A ideia de transmitir imagens à distância, começou a ganhar forma com as experiências de cientistas como John Logie Baird e Philo Farnsworth, considerados pioneiros no desenvolvimento dos primeiros sistemas de televisão. Enquanto Baird, nos anos 20 do século passado, apresentou um modelo mecânico funcional, Farnsworth foi responsável por avanços fundamentais na televisão electrónica.

As primeiras transmissões eram rudimentares, a preto e branco e com qualidade bastante limitada, mas rapidamente evoluíram. Ao longo das décadas seguintes, a televisão tornou-se um dos principais meios de comunicação e levou informação, entretenimento e cultura a milhões de pessoas em todo o mundo.

Com o tempo, a tecnologia continuou a transformar-se: surgiram as transmissões a cores, o satélite, a televisão por cabo e, mais recentemente, as plataformas digitais.
Hoje, a televisão já não é apenas um aparelho, mas uma experiência integrada, que cabe na palma da mão, bem longe das imagens tremidas e a preto e branco que marcaram o seu início. Porém, apesar de toda a evolução na transmissão, o conceito de captação das imagens continua a ser basicamente o mesmo.

Alfândega da Fé

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5633

Publicado em: 2026-04-20

Grupo: Objectos #Object

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5.6

 Distância focal: 200 mm (35mm equiv.: 300 mm)

 Velocidade do obturador: 1/125 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Verde prado em dura serra «Pygocentrus Nattereri» Só um de nascer Sacrifício da silhueta Falésias onde o aguardo Sei lá! Sei lá! Gesto de resiliência Nenhum Inverno é eterno A origem Balada do caixão Gineta e o ciclista Erro da filosofia Nu e com as bolas à mostra Sou fabulosa Na vila, na aldeia e na cidade Aqui e ali Com segredo Verde garrafa Olhos de cego Relógio à sombra

  Escolha da semana

To whom it may concern: Boomleeuwerik, Lullula arborea
To whom it may concern: Boomleeuwerik, Lullula arborea

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
W
Willem
em 2026-04-20 17:43

A photo perfectly fitting this title.

02
M
Manu
em 2026-04-20 20:25

Uma excelente fototogrfia e boa informação.
Caso para perguntar: será que o Remus vai participar num programa de televisão? :P

03
H
Harry
em 2026-04-20 21:37

I think abstract sculpture needs a clear space, like a hilltop or open field. When placed near utilitarian objects, it's power is diminhed.

04
S
Steven S
em 2026-04-21 01:49

It's interesting to imagine those pioneers peering through their mechanical contraptions, never dreaming their "shaky images" would eventually lead to high-definition cameras resting in sun-dappled gardens. :-) Your last sentence speaks volumes.

05
E
Elisa Fardilha
em 2026-04-21 14:32

Este tua Soberba fotografia é o resumo visual do texto que a legenda: "Apesar da evolução da tecnologia a captação mantém a sua essência."

Beijinho e ótima tarde, Remus. 😘

06
A
Ana Lúcia
em 2026-04-21 21:34

Sabes este fim de semana revi o filme Serenata à Chuva (Singin' in the Rain). Tinha-o visto quando era bem miúda... nem sei se o vi todo... É uma sátira sobre a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood. :) Só agora que o assisti novamente percebi o objetivo do filme. Confesso que adoro sapateado e gosto dos musicais daquela época.
Tudo isto, a propósito da tua fotografia.
Agora, pergunto: será que o Remus está a interpretar o papel de Marlon Brando no filme O Padrinho? ;)

07
Q
Questiuncas
em 2026-04-22 13:02

Felizmente esta câmara de filmar sozinha foi em Alfândega da Fé.
Toda a gente sabe que lá só há gente séria.
Se fosse numa grande cidade, o Remus teria tido a oportunidade de fotografar o ladrão a fugir com a câmara e o cameramem a ir atrás do ladrão.
Será que o Remus ia atrás deles para tirar mais umas quantas fotografias?