Pontos deVistas

Se dinheiro falasse, o meu diria tchau.

Tetracromata Anterior Seguinte

Tetracromata

       Anterior Seguinte       

#Fauna

A visão das aves é um aspecto que desperta muitas curiosidades. Afinal, com um olho em cada lado da cabeça, como elas vêem? Existe alguma diferença entre a visão das aves e a nossa?

Em primeiro lugar é preciso fazer uma ressalva, já que nem todos os pássaros vêem da mesma forma, e tudo depende da posição dos olhos. Já que existem aves em que os olhos estão localizados na parte frontal, em um formato mais parecido com a nossa.

A localização dos olhos define o campo de visão. Aves que possuem um olho de cada lado da cabeça terão uma visão mais ampla, com um ângulo de cerca de 300°. Já os animais que possuem os olhos juntos na frente da cabeça, possuem um ângulo de visão de cerca de 150°.
E é essa diferença que decide como se vê, tendo o nome de visão monocular e binocular.
Visão monocular: significa que cada olho está focado em um objecto diferente a qualquer momento específico, e isso é normal para aves como este ganso;
Visão binocular: significa que os dois olhos se concentram no mesmo objecto ao mesmo tempo e o movimento dos olhos é coordenado, como é o caso da visão dos humanos.

Para além do ângulo de visão, as aves vêem um espectro de cores muito mais amplo que nós.
Os pássaros são tetracromatas, eles vêem quatro cores: UV (Radiação Ultravioleta), azul, verde e vermelho, enquanto os humanos são tricromatas e só podem ver três cores: azul, verde e vermelho.

  Partilhe

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4273
Publicação: 2021-10-18
Grupo: Fauna
Câmara: NIKON D90
Abertura: f 6.3
Distância focal: 200 mm
Velocidade do obturador: 1/640 sec
Flash: Não Disparado

  Mais fotografias

Giraldo Corada rosa Astroso, tolo & mulheres Um banco, uma sombra Está quase A missão das folhas Bolinhas da tramazeira Folha seca

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: Lanterna-das-bruxas
Arco-Íris Reloaded: Lanterna-das-bruxas

  Comentários

Existem 5 pontos de vista. Quem será o próximo?
ALWRL
01
A
Ana Lúcia
em 2021-10-19 07:28:31

Este retrato está divino!!!! Qua, qua, qua... ;)

02
L
L Reis
em 2021-10-19 12:41:22

Da próxima vez que tiver uma conversa com o criador já lhe vou perguntar que critério foi este e por que razão não temos os olhos nas têmporas para ver mais e melhor!
Não admira que o ganso esteja para ali com aquele sorriso sarcástico no bico e olho azul esbugalhado, como quem diz: "Olha, um primata tricomatra binocular! 'tadinho!"

03
W
Willem
em 2021-10-20 18:55:55

A beautiful and well exposed portrait.

04
R
Roadrunner
em 2021-10-23 16:30:40

Hummm... cheira-me que esse texto tenha sido retirado de algum compêndio martelado chinês! Então e as outras cores? Ainda agora estou a ver uma ave albina branca, e um preto na retina da mesma. 🤔

05
L
Lis
em 2021-10-24 20:58:54

Parece de vidro esse olhar, tal qual a definição Remus
Amei a foto!
Tambem tenho gansos mas assim 'tetracromata' ainda não_ vou precisar ir por onde andas, querido. rs